O Brasil de Fato e a agência russa de notícias Sputnik assinaram um acordo de cooperação jornalística nesta quarta-feira (16), durante o Fórum de Mídia do Brics, realizado no Rio de Janeiro (RJ).
Para a diretora-executiva do Brasil de Fato, a jornalista Nina Fideles, a parceria é um marco estratégico que vai ao encontro dos objetivos de fortalecimento e integração do Sul Global. “É um caminho importante para estimular um diálogo plural sobre temas centrais como a desdolarização, o desenvolvimento pautado no respeito mútuo e a multipolaridade”, afirma.
Fideles lembra que a formalização do acordo entre os veículos acontece durante um evento organizado por parceiros da China, país que também integra o bloco do Brics. “Destacamos a importância da construção de pontes culturais e de narrativas que rompam com visões estigmatizadas. Também consideramos essencial que o público brasileiro tenha acesso direto à história, cultura e realidade social da Rússia, contribuindo para uma compreensão mais profunda e autônoma do país”, analisa.
O diretor de cooperação internacional da Sputnik, Vasily Pushkov, também comemora a cooperação e vê na parceria uma oportunidade de romper estereótipos, bem como rebater discursos equivocados a respeito dos dois países. “A assinatura do acordo de cooperação com o Brasil de Fato é um passo importante que demonstra a crescente confiança e disposição da mídia russa e brasileira em caminhar na mesma direção, aprimorando-se constantemente e abrindo novos horizontes para o trabalho conjunto”, ponderou.
Nina Fideles ressalta que a parceria fortalece os meios de comunicação que compõem o Brics. “Reforça compromissos com o desenvolvimento, a soberania e o bem comum”, conclui.