O documentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa, produzido pelo Brasil de Fato em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, será exibido na próxima quinta-feira (17), às 17h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP). A sessão será seguida de debate com Daniel Santini, Gisele Brito, Renata Falzoni e Katarine Flor. A entrada é gratuita, e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes.
Com direção de Caroline Oliveira e Marcelo Cruz, o curta-metragem parte da vivência de quem depende diariamente do transporte público para revelar como o atual modelo urbano intensifica desigualdades raciais, sociais e ambientais. São jornadas de até cinco horas por dia, salários comprometidos com passagens, corpos exaustos e vidas atravessadas por catracas.
A produção foi reconhecida com o Prêmio de Impacto Social em Curta-Metragem na 3ª edição do Short Way International Short Film Festival, realizado em 2025.
Casa Carlito Maia recebe exibição e debate sobre tarifa zero
Na semana seguinte, o documentário será exibido na Casa Carlito Maia, também na capital paulista. A sessão está marcada para o dia 24 de julho (quinta-feira), com início às 18h45, e contará com café de acolhida, exibição e debate.
A atividade será realizada na Alameda Nothmann, 806 (2º andar), em São Paulo. Para participar, é necessário preencher um formulário com nome e e-mail neste link.
Próximas exibições
– 24 de julho, 18h45: Casa Carlito Maia, São Paulo (SP)
– 22 de setembro: Sessão especial no Dia Mundial Sem Carro, com transmissão ao vivo pelos canais do Brasil de Fato e da Fundação Rosa Luxemburgo no YouTube
Ficha técnica
– Direção: Caroline Oliveira e Marcelo Cruz
– Roteiro: Vitor Shimomura
– Direção de fotografia e montagem: Marcelo Cruz
– Produção executiva: Katarine Flor
– Produção: Camila Aguiar de Oliveira
– Coordenação: Rodrigo Chagas e Rodrigo Gomes
– Supervisão: Vitor Shimomura