O comunicador Demétrio Xavier está de volta às emissoras públicas do Rio Grande do Sul com o programa Cantos do Sul da Terra. A reestreia aconteceu no domingo (13), na TVE RS, e contou com a participação especial do músico argentino radicado no estado, Lúcio Yanel. No dia seguinte, segunda-feira (14), Xavier retomou a apresentação também na rádio FM Cultura 107.7, onde o programa vai ao ar às 13h, com duração de uma hora.

O retorno só foi possível após um acordo entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), onde Xavier é servidor há 32 anos, e a Secretaria de Comunicação do RS (Secom). A autorização para que ele pudesse atuar como apresentador precisava ser renovada anualmente, mas o governo estadual não deu continuidade ao processo, o que causou o afastamento do apresentador no início de 2025.
Transmitido pela FM Cultura desde 2011 e, posteriormente, também pela TVE RS, Cantos do Sul da Terra se consolidou como um espaço singular de valorização da música e da cultura popular latino-americana e sul-rio-grandense. Para Xavier, o programa sempre buscou tratar o sul do continente americano como um território comum e compartilhado, onde cada expressão cultural é compreendida como parte do todo.

Ao Brasil de Fato, ele destaca que a proposta foi construída artesanalmente ao longo dos anos, com cuidado à diversidade e sem se prender a fórmulas identitárias rígidas, que, segundo ele, não dão conta da dinâmica da história e da realidade popular. “Não é apenas identificar-se, interessar-se, é tratar cada manifestação cultural deste lugar como coisa de todos nós. Isso foi construído de forma artesanal, primeiro no rádio, depois também na televisão, com atenção à diversidade”, explica.
Segundo Xavier, a relevância do Cantos do Sul da Terra no cenário cultural gaúcho e latino-americano ficou evidente no esforço coletivo pela manutenção do programa — um movimento que, aliado à sensibilidade dos poderes públicos em garantir sua continuidade, revela o reconhecimento conquistado ao longo dos anos.
“Somos urbanos e rurais, ancestrais e contemporâneos, indígenas, negros, peninsulares, imigrantes, crioulos, gaúchos… Assim é nossa ‘aldeia'”, diz, retomando a abertura simbólica do programa: “Cantando a aldeia com as vozes da cultura crioula e os sotaques do Continente de São Pedro e do Continente Latino-americano”
Comoção dos ouvintes
Durante o período em que esteve fora do ar, o cancelamento gerou forte comoção entre ouvintes e defensores da comunicação pública. Em janeiro, um ato-show no Bar Ocidente, em Porto Alegre, reuniu artistas, apoiadores e o Movimento em Defesa da TVE e FM Cultura, exigindo o retorno da atração. O episódio mobilizou também debates sobre a valorização das emissoras estatais e a importância de garantir autonomia e continuidade aos projetos culturais vinculados a elas.
Além do retorno à TV e à rádio, Xavier ambém conduzirá um novo projeto: o programa quinzenal Comarca Sul, produzido pelo TJ-RS. A iniciativa será veiculada pela Rádio Themis e pelo canal do Tribunal no YouTube, ampliando a atuação do comunicador em projetos voltados à cultura e ao serviço público.
