O espetáculo Trabalhadores chega a Porto Alegre (RS) neste domingo (20) para um circuito de oito apresentações. Voltada para o público infantil, o teatro de marionetes faz uma homenagem aos profissionais que por muitas vezes se tornam invisíveis para a população: varrendo a rua, entregando cartas, carregando peso, vendendo doces, ou na lida da casa.

As apresentações ocorrerão a partir das 10h, em frente ao Colégio Militar, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Criação do Ponto de Cultura Varanda Cultural, o projeto é fomentado pelo Programa Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024.
“A manipulação da marionete é considerada uma das mais desafiadoras no universo dos bonecos, começando pela sua construção minuciosa”, explicam Cristiane de Freitas e César Camargo, criadores do espetáculo e articuladores do Ponto de Cultura Varanda Cultural. Eles contam que o movimento pendular característico exige uma seleção de madeiras, além do uso preciso de pesos e contrapesos para conferir expressividade aos gestos do personagem.

Os dois trazem o teatro de marionetes para Porto Alegre após um período de estudos em Belém do Pará, com o Projeto Camapu, reconhecido pelos estudos dessa técnica. “O financiamento da Funarte Retomada RS nos possibilitou esse aprofundamento na arte da marionete tradicional. Essa iniciativa é particularmente relevante, visto que no estado há restrição de profissionais disponíveis para o ensino desta técnica milenar”, destacam os criadores.

“Os bonecos de fio criam um universo do qual é possível abraçá-los a partir do chão, convidando as crianças ao encantamento que a marionete proporciona”, finalizam.
Serviço
Espetáculo de Marionetes ‘Trabalhadores’, com Varanda Cultural
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: Serão realizadas oito apresentações a partir das 10h
Local: Parque da Redenção de Porto Alegre (RS) – em frente ao Colégio Militar.
É possível chegar ao parque pela Av. João Pessoa. O colégio fica na altura da Av. José Bonifácio, 363.
Entrada Franca.
