A temporada popular do espetáculo ‘Sagração’, a produção mais recente da companhia de dança Deborah Colker estreia nesta quinta-feira (17) no Teatro João Caetano. As apresentações seguem até 17 de agosto e os ingressos disponíveis estão no valor de R$ 10 a R$ 30.
Nessa apresentação, à música composta por Igor Stravinsky em 1913 são adicionados sons e ritmos brasileiros em uma mistura de tradições dos povos originários com a mitologia judaico-cristã. Em uma peça produzida para ser dançada e considerada revolucionária, a primeira coreografia foi produzida pelo também russo Vaslav Nijinsky que incluiu saltos, pulos e pessoas pisando na terra, algo muito diferente do que se estava acostumado na época. O que causou grande revolta da plateia.
Na criação da Cia Déborah Colker, Sagração finaliza uma trilogia que se iniciou em 2017 com ‘Cão sem Plumas’, em que explorou paisagens nordestinas e a luta contra a ignorância e se seguiu com ‘Cura’, de 2021, com dilemas sobre a fé e a ciência. Já Sagração, de acordo com a Companhia, é “um convite para mergulhar num Brasil ancestral em uma jornada que une o clássico, o ancestral e o contemporâneo”.
Boi bumbá, coco e samba foram introduzidos à criação de Stravinsky. Aos acordes de instrumentos de orquestra, o diretor musical Alexandrea Elias adicionou flauta de madeira, maracá, caxixi e tambores. Os paus de chuva também entram em cena no arranjo executado ao vivo pelos bailarinos. Para dar vida às narrativas e trajetórias do espetáculo, o cenógrafo Gringo Cardia incorpora 170 bambus de 4 metros de altura que simbolizam resistência e flexibilidade. A direção, criação e dramartugia são de Deborah Colker.
A montagem retorna ao Rio depois de um ano e marcou os 30 anos da Companhia, uma das mais prestigiosas e premiadas do país. Fundada em 1994, a Companhia realizou mais de duas mil apresentações em mais de 100 cidades de 35 países.
Serviço:
Espetáculo: Sagração
Onde: Teatro João Caetano, Praça Tiradentes S/N
Horários: Quintas e Sextas às 20h
Sábado às 18h
Domingo às 17h
Ingressos: Na bilheteria ou pelo site da Funarj