O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) proibiu, por meio da atualização de sua política interna, a participação de mulheres trans em competições esportivas femininas. A mudança segue uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump no início deste ano.
“Como uma organização com carta federal, temos a obrigação de cumprir as expectativas do governo federal”, afirma um memorando enviado na segunda-feira (21) às confederações esportivas nacionais dos EUA e divulgado pela ABC News.
Em fevereiro, Trump assinou uma ordem intitulada “Mantendo Homens Fora dos Esportes Femininos”, que determina, entre outras medidas, o corte de recursos federais para organizações que permitirem a participação de mulheres e meninas trans em competições femininas.
Os ataques a pessoas trans permeiam as ações do estadunidense na política. No seu primeiro dia em exercício da presidência, Trump determinou “masculino e feminino” como únicas definições de sexo no país, de que acordo com o presidente devem seguir a designação de nascimento.
Em nota, a presidente do Centro Nacional de Direito das Mulheres dos Estados Unidos, Fatima Goss Graves, repudiou a decisão e afirmou que a medida demonstra que o USOPC está “sacrificando as necessidades e a segurança de suas próprias atletas para atender a pressões políticas”. Os próximos Jogos Olímpicos, em 2028, acontecerão nos Estados Unidos.
O Comitê, por sua vez, declarou que “a nova política reforça a importância de garantir um ambiente de competição justo e seguro para as mulheres. Todas as federações nacionais devem atualizar suas regras”.