Belo Horizonte será palco de uma potente celebração audiovisual das infâncias neste sábado (26, às 16h30, no Cine Santa Tereza. Com entrada gratuita, a Mostra de Curtas “Infâncias no Plural” apresenta filmes que retratam diferentes realidades vividas por crianças em ocupações urbanas, quilombos e regiões atingidas por crimes ambientais, como o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.
O evento é fruto do processo formativo da Oficina de Curadoria – Bastidores das Artes, promovida pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura, uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A curadoria da mostra nasce de um olhar coletivo e sensível, comprometido com a escuta ativa das infâncias e seus territórios.
:: Leia também: Férias escolares: conheça 5 roteiros bate e volta próximos a Belo Horizonte ::
Entre os destaques está uma produção realizada por crianças diretamente impactadas pelo crime da Vale. O curta denuncia os efeitos profundos da destruição causada pela mineradora e como ela silencia e viola os direitos das infâncias. A exibição ocorre em um contexto marcado por retrocessos ambientais, como a aprovação do chamado “PL da Devastação”, pela Câmara dos Deputados.
Julimagda Medeiros, integrante da turma da curadoria e uma das organizadoras da mostra, reforça que o evento propõe um espaço de reflexão sobre quais infâncias são ouvidas, representadas e protegidas. Ao dar protagonismo às vivências infantis em meio a conflitos territoriais, segundo ela, a atividade reafirma o cinema como ferramenta de denúncia, memória e transformação social.
Os interessados podem retirar os ingressos neste link ou chegar trinta minutos antes para pegar o ingresso na bilheteria do local. No perfil do Instagram do Cine Santa Tereza você pode conferir toda a programação.
Serviço:
Mostra de Curtas “Infâncias no Plural”
Dia: Sábado, 26 de julho de 2025
Hora: 16h30
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89 – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita