O Plebiscito Popular 2025 conta agora com a opção de voto on-line, ampliando as formas de participação de trabalhadores e trabalhadoras em qualquer cidade brasileira. A votação é organizada por entidades que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e mobiliza a população sobre dois temas: o fim da escala 6×1 sem redução salarial e a taxação dos super-ricos para isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

A consulta busca pressionar o governo e o Congresso Nacional por políticas que resultem em benefícios para a classe trabalhadora. O Plebiscito Popular é aberto e qualquer pessoa pode votar uma vez. A coleta de votos segue até setembro, em urnas físicas espalhadas por diversas cidades do país e agora na urna on-line.
Para votar na urna on-line, basta acessar este link. Já as urnas físicas estão em locais organizados por entidades e os endereços podem ser consultados neste link. Outras informações estão disponíveis no perfil do plebiscito no Instagram.

Além disso, qualquer pessoa pode cadastrar uma urna, representando sindicatos, associações de bairro, coletivos ou outras entidades. O cadastro é simples e pode ser feito por meio de um formulário disponível na página oficial do plebiscito.
O plebiscito popular é uma ferramenta de escuta direta da população, organizada pela sociedade civil. Ainda que não tenha valor institucional, a iniciativa tem histórico de mobilizações expressivas e é usada para pautar demandas populares que não entram nas urnas oficiais. A exemplo do Plebiscito sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em 2002, que impediu a criação do bloco econômico.
