As delegações da Ucrânia e da Rússia se reúnem nesta quarta-feira (23), em Istambul, capital da Turquia, para a terceira rodada de negociações entre os dois países. A expectativa é que a reunião comece às 19h do horário local (13h no horário de Brasília).
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as partes devem discutir questões relacionadas aos projetos de memorandos com propostas de resolução do conflito apresentados por Moscou e Kiev na última rodada de negociações. Além disso, acordos sobre trocas de prisioneiros de guerra e corpos de soldados mortos no conflito também devem entrar na pauta.
Ao comentar sobre as expectativas para a reunião, Peskov reconheceu que as conversações sobre os memorandos devem ser “muito difíceis”, pois “os projetos são diametralmente opostos”.
“Serão discutidas questões relacionadas aos rascunhos de memorandos trocados durante a segunda rodada. E também haverá uma conversa sobre a continuidade do importantíssimo processo de trocas mútuas. Se necessário, é claro, quaisquer outras questões serão levantadas”, disse Peskov.
Rússia e Ucrânia realizaram duas rodadas de negociações em Istambul – em 16 de maio e 2 de junho. Não houve nenhum avanço concreto em relação a um possível cessar-fogo. Os únicos acertos foram referentes a trocas de prisioneiros e corpos dos soldados mortos.
A delegação russa nas negociações será liderada pelo assessor do presidente russo, Vladimir Medinsky, e o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, comandará a equipe ucraniana.
De acordo com publicações na mídia ucraniana, citando fontes da delegação do país, a prioridade de Kiev durante as negociações será tentar conseguir agendar uma reunião entre os líderes dos dois países, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
O presidente ucraniano, por sua vez, afirmou que “os representantes da Ucrânia nas negociações de hoje na Turquia insistirão novamente na necessidade de um cessar-fogo imediato e completo – em particular, ataques contra infraestruturas civis”.