Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (24), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), Geraldo Alckmin (PSD), disse ter conversado no último sábado (19) com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick.
Alckmin está liderando as negociações brasileiras com o governo estadunidense pelo fim do tarifaço imposto por Donald Trump. O ministro afirmou ter destacado todos os pontos importantes ao Brasil e reforçado o interesse e o compromisso em negociar.
Alckmin também declarou que Lula tem orientado toda a equipe envolvida, de alguma forma, nas tratativas a manter a negociação “sem contaminação política nem ideológica” e que busca de solução comercial seja encontrada. “Essa é a disposição do Brasil. O Brasil nunca saiu da mesa de negociação. Não criamos esse problema, mas queremos resolvê-lo”, disse Alckmin.
O vice-presidente não entrou em detalhes sobre os pontos debatidos no encontro com o representante estadunidense. “São conversas institucionais, devem ser reservadas, mas tivemos contato e essa é a disposição do governo brasileiro”, disse à imprensa.
Alckmin disse ter conversado com todos os representantes da indústria brasileira e dos setores de exportação, e informou, em resposta ao impacto na tarifação brasileira, que Lula sancionará, na próxima segunda-feira (28), o Acredita Exportação, projeto que estimula aumento de exportações brasileiras ao realizar devolução de 3% do valor exportado, especificamente às pequenas empresas.