Começam neste fim de semana (26 e 27) os espetáculos do grupo Tapetes Contadores de Histórias na Caixa Cultural, no Recife Antigo. Com 27 anos de estrada, a equipe tem encantado plateias no Brasil e no exterior com apresentações artísticas de contação de histórias de forma interativa e tátil através de tapetes bordados. As apresentações têm início às 15 horas e os ingressos são retirados às 14h30, gratuitamente, na bilheteria do local. A Caixa Cultural fica na avenida Alfredo Lisboa, nº 505, em frente ao Marco Zero da cidade.
Além dos espetáculos, os tapetes estão expostos na Caixa Cultural, com visitação aberta ao público de terça a domingo, das 10 horas às 20 horas (nos domingos e feriados só até as 18 horas). A exposição Viajando com Tapetes contadores é gratuita. Há ainda, entre os dias cinco e sete de agosto, a oficina Ateliê de Histórias, com inscrições no site da Caixa Cultural.
O grupo Tapetes Contadores de Histórias é pioneiro na transposição da literatura para as artes têxteis, utilizando tapetes, bonecos, livros de pano e vestimentas, criando cenários táteis que permitem ao público participar dos contos de Graciliano Ramos, Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade e Marina Colasanti. O espetáculo também traz uma obra de arte em vídeo sobre o rio Amazonas a partir do olhar de povos indígenas como os Ticuna (brasileiros) e outros povos da região dos Andes.
Serão 10 apresentações nos próximos cinco finais de semana, sempre às 15 horas, até o dia 24 de agosto. Mas cada espetáculo traz histórias diferentes, definidas pelos artistas na hora da apresentação, a partir da avaliação de quem é o público em cada exibição. Há mais duas sessões extras, com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas quintas-feiras 14 e 21 de agosto.