Nesta segunda-feira (28) a partir das 20h fica disponível no YouTube o documentário Abrazo de los pueblos, que retrata a história da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) Movimentos.
Produzido pela Comuna Audiovisual com a Alba Movimentos, articulação que reúne cerca de 200 organizações de 25 países do continente americano, o filme estreia no dia em que Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela, completaria 71 anos.
Foi da mobilização impulsionada por Chávez e o cubano Fidel Castro contra o Área de Livre Comércio das Américas (Alca) que os Estados Unidos tentaram impor entre 1994 e 2005, que surge a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba). O braço desta articulação organizado a partir das organizações populares é esta que leva o mesmo nome, acrescido de Movimentos.
“A integração aqui não se assume como um tratado, mas como uma prática viva tecida entre organizações e comunidades, a partir da dor e da luta, mas também da esperança”, descreve nota de divulgação do filme.
“Este documentário é um trabalho de muitos anos de compilação de arquivo e história da nossa articulação. Celebrar esse lançamento aos 71 anos do nascimento do comandante Hugo Chávez e em terras boliviarianas é uma alegria enorme”, declarou Florencia Abregú, da Alba Movimentos, durante evento em Caracas, na Venezuela.
“Este trabalho fortalece a consciência e nos lembra por que estamos aqui, qual o caminho que dirige as nossas organizações, nossos movimentos. A ideia é que o documentário seja uma ferramenta de luta para os espaços de organização comunitária”, defendeu Abregú.