O vereador Hélio Rodrigues foi eleito o novo presidente do Diretório Municipal do PT São Paulo com 50,5% dos votos. O parlamentar e o ex-deputado federal Francisco Chagas tiveram 48% e 46% dos votos no primeiro turno, no último dia 6 de julho.
A disputa eleitoral foi marcada por acusações entre os candidatos. Aliados do ex-deputado federal foram acusados de usar vans de cooperativas que têm contrato com a Prefeitura para o transporte de eleitores em Guaianases, na Zona Leste da capital paulista, conforme noticiou o Metrópoles.
As denúncias chegaram a ser encaminhadas ao diretório nacional, mas foram rejeitadas pela Comissão de Recursos do partido, instância responsável por revisar e julgar apelações contra decisões de níveis inferiores.
Hélio Rodrigues foi eleito com o apoio da atual gestão do partido, encabeçada por Laércio Ribeiro, eleito para a presidência do partido em 2019. Conforme a assessoria de imprensa do parlamentar, Rodrigues tocará paralelamente as atividades do mandato e da sigla.
“Agora é hora de unificar o partido, de ouvir com atenção cada diretório zonal, de ampliar a participação da militância e de construir um PT forte nos territórios. Temos um grande desafio pela frente: enfrentar o avanço da extrema-direita em São Paulo e apresentar uma alternativa popular, democrática e comprometida com o povo trabalhador”, afirmou Hélio após o anúncio da vitória.