Jacira Roque de Oliveira, mãe dos rappers Emicida e Evandro Fióti, morreu aos 60 anos, em São Paulo, nesta segunda-feira (28). A morte foi confirmada por amigos da família à Marie Claire.
Conhecida como Dona Jacira, a artista plástica estava hospitalizada na capital paulista. Ela tinha lúpus, uma doença inflamatória crônica autoimune, e fazia hemodiálise há cerca de 25 anos. A causa da morte, no entanto, ainda não foi divulgada.
Dona Jacira nasceu e cresceu na Zona Norte da cidade de São Paulo. E até se consagrar como escritora e artista plástica, venceu uma série de desafios que a vida lhe impôs.
Foi enfermeira, mas com a saúde debilitada, teve que abandonar a profissão. “Eu trabalhei muito pouco na área e fiquei doente, justamente pelos sacrifícios que eu tive que fazer pra estudar. Não tinha dinheiro, ou comia ou estudava. Isto precarizou o meu corpo”, disse em entrevista ao Brasil de Fato em agosto de 2022.
Na entrevista, Dona Jacira explica sobre o seu amor pela terra, pela contação de histórias e o orgulho dos filhos. “Eu sempre dizia pra eles que a vida iria dar a resposta. Então, eu não estava errada. E muito embora muitas pessoas dissessem que não era assim que se educava, eu achei que tinha que ser assim e fico muito contente com o resultado. Todo mundo que me fala dos meninos, não só como artistas, mas como pessoas, dizem que são pessoas muito interessantes”.