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Início Segurança Pública

Perigo no trânsito

Fim do DPVAT e alta de acidentes sobrecarregam SUS: ‘Duplamente prejudicados’, diz técnico do Ipea

Em 2024, sistema público gastou quase meio bilhão de reais com internações por acidentes de trânsito

29.jul.2025 às 11h58
São Paulo (SP)
Adele Robichez, Aline Macedo e Gabriela Carvalho
Fim do DPVAT e alta de acidentes sobrecarregam SUS: ‘Duplamente prejudicados’, diz técnico do Ipea

- Polícia Rodoviária

O Brasil já gastou R$ 449 milhões, só em 2024, com internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) relacionadas a acidentes de trânsito. O valor é quase quatro vezes maior que o previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a compra de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os gastos cresceram mais de 50% desde 1998.

Para o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, os dados revelam um modelo de mobilidade falido e que afeta toda a rede hospitalar do país. “Há cerca de 35 mil mortes por ano envolvidas em sinistros de trânsito e mais de 300 mil pessoas com lesões graves. Grande parte da nossa rede hospitalar está comprometida em função desses atendimentos. E a maior parte, hoje em dia, de lesões geradas em sinistro de trânsito está ligada a motociclistas”, afirma, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

O especialista explica que essas vítimas costumam ser jovens e provedores das suas casas, o que também impacta a Previdência e leva ao empobrecimento de milhares de famílias. Além disso, critica a extinção do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (DPVAT), que desde 2020 deixou de arrecadar cerca de R$ 580 milhões por ano para o SUS.

“Na década passada chegou a R$ 3 bilhões por ano de recursos. Então isso, sem dúvida nenhuma, prejudica muito os atendimentos. Hoje não tem recurso nenhum passando para o SUS. O único recurso que tinha do setor de mobilidade urbana voltado para compensação desses custos era realmente o DPVAT”, lamenta.

O fim do seguro, somado à falta de investimentos em prevenção, afeta diretamente a sustentabilidade do sistema público de saúde. “Se tivesse zero vítimas de trânsito, teria que ter uma rede hospitalar muito menor do que tem hoje. Isso custa dinheiro. É uma política que deveria ser repensada. O custo anual do seguro, quando repartido entre motoristas, era relativamente baixo”, defende.

Políticas necessárias

Carvalho também aponta a ausência de políticas efetivas para reduzir a mortalidade no trânsito. Ele menciona como urgentes o barateamento da habilitação, a melhoria das vias e campanhas permanentes sobre segurança. “Hoje, o que mais mata no trânsito brasileiro são usuários de motocicleta. Cerca de 40% das mortes estão associadas à motocicleta. E grande parte desses usuários não tem habilitação, porque ela é cara. Então tem que pensar em políticas para baratear isso também”, sugere.

Além disso, o técnico chama atenção para o uso indevido de verbas arrecadadas com multas. “Na prática, grande parte desses recursos está sendo utilizada para superávit fiscal, para ajuste das contas públicas. E quando se negligencia investimentos em infraestrutura e educação, impacta a saúde, porque aumenta a ocorrência desses eventos trágicos”, denuncia.

Segundo o Ipea, o aumento das vendas de motos deve agravar a situação nos próximos anos. E, sem medidas concretas, o custo recairá cada vez mais sobre os mais pobres. “Quando não se tem mais nenhuma compensação para o sistema de saúde pelos atendimentos, está cobrando de toda a sociedade. Os mais pobres ficam duplamente prejudicados: recebem um péssimo atendimento por falta de recursos e ainda pagam a conta, já que grande parte dos impostos no Brasil são indiretos”, critica.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Nathallia Fonseca
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