Desde o início das chuvas no último fim de semana, 80.332 pessoas precisaram ser realocadas preventivamente na capital chinesa Pequim. As inundações causaram a morte de 30 pessoas, sendo 28 no distrito de Miyun e duas no de Yanqing.
As três áreas mais afetadas pelas chuvas e inundações foram os distritos de Miyun e Huairou, no nordeste da capital, e Fangshan, no sudoeste.
Pequim registrou uma precipitação média de 165,9 mm em toda a cidade até a meia-noite da segunda-feira (28), com Miyun registrando 543,4 mm.
Na capital, 31 trechos de estradas ficaram danificados, tornando intransitáveis 16 rotas. Houve cortes de energia em 136 povoados e danos a 62 cabos de fibra ótica.
Ainda na noite da segunda-feira, o governo de Pequim ativou a “Resposta de Emergência a Inundações de Nível I”, recomendado que as pessoas optassem trabalhar de casa.
As chuvas também afetaram o município de Tianjin e a província de Hebei, também na região Norte da China.
As inundações danificaram infraestruturas e bloquearam o acesso a povoados remotos em Hebei. Um deslizamento de terra matou 8 pessoas e deixou quatro desaparecidas no condado de Luanping. Os trabalhos de resgate continuam.
Entre segunda e terça, mais de 50 mil moradores foram realocados na província de Hebei. Em Tianjin, foram mais de 10 mil pessoas evacuadas no começo da semana.
Na terça-feira (29), o Ministério das Finanças da China e o Ministério de Gestão de Emergências afirmaram ter destinado 350 milhões de yuans (pouco menos de R$ 273 milhões) para nove regiões, incluindo Pequim, atingidas pelas enchentes.
Chegada de tufão na região Leste
O tufão “Capim-de-bambu”, também conhecido como zhujiecao ou Co-May (em inglês), atingiu nesta quarta-feira a cidade de Xangai e as províncias de Jiangsu e Zhejiang, todas na região Leste do país.
A China Eastern, companhia área da região, cancelou mais de 400 voos nos aeroportos de Pudong e Hongqiao, em Xangai e em Ningbo e Zhoushan, na província de Zhejiang.
A atividade em várias ferrovias foram suspensas, o que também levou ao cancelamento de diversas viagens de trens.
Mais de 283 mil pessoas foram evacuadas em Xangai, segundo informou nesta manhã o Escritório Central de Controle de Inundações da cidade. Mais de 1.900 locais de reassentamento temporário foram habilitados.
*Com informações da CCTV.
