Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

traidor da pátria

Associação de Juristas pela Democracia pede punição a Eduardo Bolsonaro por ações contra o Brasil

Juristas apontam que o deputado federal atuou diretamente contra o país, para atrapalhar investigação contra seu pai

31.jul.2025 às 16h19
São Paulo (SP)
Rodrigo Gomes

Deputado federal, Eduardo Bolsonaro atuou diretamente para prejudicar o Brasil em benefício de seu pai - CNN Portugal/Reprodução

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) apresentou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (31), pedindo a responsabilização do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pela atuação contra o Brasil junto ao governo dos Estados Unidos.

A ABJD aponta que há provas suficientes para condenar o parlamentar por dano moral coletivo, tentativa de subordinação do país a interesses estrangeiros e pela retaliação às instituições nacionais, além de dano econômico ao Estado brasileiro, em razão das sanções que ele articulou diretamente.

A ação pede que Eduardo Bolsonaro seja obrigado a ressarcir o Estado brasileiro pelas despesas decorrentes da atuação para confrontar as medidas.

O deputado assumiu, em diversos momentos, que atuou para que o governo de Donald Trump taxasse o Brasil e aplicasse sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, como forma de pressionar por anistia a seu pai.

No início de julho, Trump anunciou que aplicaria taxas de 50% a produtos brasileiros, medida que foi atenuada na tarde desta quarta-feira (30), com a isenção de quase 700 produtos ante a medida. À época, Eduardo Bolsonaro comemorou a medida.

Além disso, durante as tentativas de negociação, uma comitiva de senadores brasileiros foi aos Estados Unidos tentar um acordo. “Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo”, afirmou Eduardo Bolsonaro, em entrevista à CNN Brasil.

A associação destaca que “já há provas materiais e indícios robustos de que o parlamentar praticou coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.

A Polícia Federal apura a atuação de Eduardo Bolsonaro e deve indiciá-lo por tentativa de coação no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. A medida também pode ser aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal beneficiário das ações de Eduardo.

Big techs

A associação de juristas considera ainda que o tarifaço de Trump foi uma resposta à atuação do Brasil na regulação das plataformas digitais e redes sociais. Para a ABJD “o lobby das big techs, articulado pela Computer & Communications Industry Association (CCIA), busca deslegitimar leis brasileiras como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e projetos que regulam inteligência artificial, tributação de plataformas e soberania digital”.

“Não aceitaremos que o Brasil seja tratado como colônia digital e econômica. Nossa ação exige que o STF reafirme que nenhuma sanção estrangeira, chantagem comercial ou lobby corporativo pode se sobrepor à Constituição e à vontade soberana do povo brasileiro,” afirma Tereza Mansi, jurista e integrante da Executiva Nacional da ABJD.

Editado por: Maria Teresa Cruz
Tags: eduardo bolsonaro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Agora é pra valer

Trump assina ordem de tarifaço ao Brasil, mas deixa de fora setores estratégicos

reta final

Após reunião com big techs, Alckmin afirma que tarifaço ‘também não é bom para os EUA’

perseguição

Lei Magnitsky: como funciona a sanção aplicada a Alexandre de Moraes pelo governo Trump

Veja mais

SIM, EU POSSO

Pernambucanos participam de último encontro preparatório para dar aulas de alfabetização nas periferias

PESQUISA DATAFOLHA

Maioria dos brasileiros vê Trump errado sobre caso Bolsonaro e nega perseguição a ex-presidente

ALERTA DE FRAUDE

Conab denuncia golpe no RS para extorquir vítimas da enchente

Ameaça reduzida

Tarifaço de Trump vira ‘tarifacinho’ após exceções: ‘A montanha pariu um rato’, ironiza economista

LITERATURA

35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul inicia com foco em leitores e intercâmbio cultural

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.