Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31) mostra que 89% dos brasileiros consideram que o tarifaço contra produtos brasileiros imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai prejudicar a economia do Brasil. A maioria (66%) considera que a medida vai prejudicar muito e 23% acham que vai prejudicar um pouco. Apenas 7% dizem que não vai haver prejuízos, enquanto 4% não souberam opinar.
Dentre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 92% consideram que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são 87%.
Além disso, 77% dos brasileiros entendem que serão diretamente prejudicados pelo tarifaço de Trump. Outros 19% consideram que não serão prejudicados.
Já em relação à resposta do governo brasileiro, 72% consideram que a negociação seria o melhor caminho para convencer o governo Trump a voltar atrás nas medidas. Outros 15% defendem a taxação recíproca contra produtos dos EUA. E 6% avaliam que o governo brasileiro deve atender a todas as imposições do governo Trump.
Além disso, a pesquisa mostra que os brasileiros consideram os Estados Unidos o parceiro comercial menos confiável: 51% dos entrevistados avaliam que o país é confiável. O percentual vai a 66% em relação à China, país que declarou apoio ao Brasil ante a ação de Trump, 72% em relação aos países que compõem o Mercosul e 74% para a União Europeia.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas nos dias 29 e 30 de julho, antes de o governo Trump oficializar a medida e divulgar a lista de isenção que contemplou quase 700 produtos. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos.