Agroecologia é mais do que produzir alimentos sem agrotóxicos. É uma forma de produzir alimentos que considera também o cuidado com a natureza, com quem produz, com quem consome. E também reconhece que há milhões de brasileiras e brasileiros que ainda passam fome, se alimentam mal, ou que sobrevivem em trabalhos precários ou explorados.
É por isso que a nossa Jornada de Agroecologia chega à 22ª edição somando forças com a mobilização pela taxação dos super-ricos, pouco mais de 140 mil brasileiros, e pelo fim da escala 6×1, temas que estão em debate no Plebiscito Popular, com votação aberta até setembro em todo o país.
A Jornada também denuncia a crise climática, que tem causas e responsáveis. As enchentes, secas e queimadas estão cada vez mais frequentes, e não são apenas “desastres naturais”. São consequência direta de um modelo de exploração baseado no lucro a qualquer custo, como o do agronegócio e do sistema capitalista que desrespeita os limites da natureza.
Neste ano, teremos novamente a alegria de realizar a Jornada no maior campus da Universidade Federal do Paraná, o Politécnico. A cada edição, fortalecemos ainda mais a parceria entre instituições de ensino, mais de 60 coletivos, movimentos populares, cooperativas e organizações, unidos pelo compromisso de enraizar a agroecologia como alternativa real para transformar nossa forma de viver e produzir.
E que bom saber que este jornal chegou até você! Contamos com você para espalhar o convite para este grande encontro popular pela agroecologia. Nos vemos na Jornada!
Publicado no tabloide impresso do Brasil de Fato PR Edição 332 Especial Jornada de Agroecologia.Acesse para ler: Brasil de Fato PR Edição 332