O Conservatório de MPB de Curitiba será palco, nos dias 8 e 9 de agosto, do evento de encerramento do projeto “Dá pra viver de arte?”, uma iniciativa voltada à profissionalização de artistas da cena musical autoral e independente. Gratuita e aberta ao público, a programação reúne oficinas, painéis e apresentações de projetos, com foco em temas como acessibilidade, engajamento de público e circulação de shows.
O evento marca o fim de um ciclo de três meses de mentorias oferecidas a 11 artistas LGBTQIAPN+, promovido pela Diversa Produções, sob coordenação da produtora cultural Priscila de Morais. “Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema da música independente em Curitiba, oferecendo ferramentas práticas para artistas em início de carreira”, afirma Priscila, que já foi empresária da Bananeira Brass Band, indicada ao Grammy Latino 2022.
A programação conta com a presença de nomes de destaque no mercado musical brasileiro, como Lio Soares, vocalista da banda Tuyo, e Lívia Milhomem Sá, coordenadora de produção na agência Let’s GIG. Ambas participam de painéis e oferecem feedback aos artistas que passaram pelo laboratório de mentoria.
Um dos destaques é o workshop sobre produção musical acessível para pessoas surdas, conduzido pelo coletivo Fluindo Libras, formado por artistas e tradutores surdos e ouvintes. As atividades contam com tradução em Libras e são voltadas a artistas, produtores, estudantes e interessados no mercado da música.
Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente pela plataforma Sympla.
Programação completa
Sexta-feira, 8 de agosto
• 18h às 19h30 – Workshop: Produção musical para surdos – modos de acessar
Com Gabriela Grigolom Silva, Rafaela Hoebel e Gustavo Moura (Fluindo Libras)
• 19h30 às 21h – Rodada de Pitches: Laboratório de Carreiras Musicais
Apresentação de projetos dos artistas mentorados com feedback de Lio Soares e Lívia Milhomem Sá
Sábado, 9 de agosto
• 9h30 às 11h – Painel: Venda e circulação de shows independentes
Com Lívia Milhomem Sá (Let’s GIG / Tuyo)
• 11h15 às 12h45 – Painel: Engajamento e relacionamento com o público
Com Lio Soares (banda Tuyo)
Serviço
Evento “Dá pra viver de arte?”
Datas: 8/8 (18h às 21h) e 9/8 (9h30 às 12h45)
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66, São Francisco Entrada gratuita: inscrições pelo Sympla
Acessível em Libras