“É estar em sintonia com o outro ser humano, com a natureza, com a ecologia na questão da comercialização, e praticar o preço justo, com o consumo do necessário”, dessa forma, Bernadete Cosme resume o que é trabalhar a partir da economia solidária. Ela faz parte do coletivo “As Arteiras”, formado há 10 anos por artesãs de Curitiba (PR) e São José dos Pinhais (PR). O grupo integra a Rede Mandala, uma das maiores articulações de Economia Solidária do Paraná.
O movimento da economia popular solidária é uma organização baseada no trabalho coletivo e autogestionário, sem patrão e empregado, como explica o educador Luis Pequeno, membro da Rede Mandala e da coordenação do Programa Paul Singer no estado do Paraná, organizado pelo Governo Federal:
“Essa estratégia prioriza a pessoa em vez do capital, respeitando a biodiversidade de vida no planeta. É uma estratégia de vida e trabalho coletivo, em que bens e serviços são produzidos em todas as áreas da cadeia produtiva”
Luis Pequeno, membro da Rede Mandala
Segundo o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná tem cerca de 1.200 empreendimentos de economia solidária espalhados em todas as regiões, na cidade e no campo. São cooperativas, associações ou coletivos informais que produzem desde a alimentação, artesanatos, roupas, até a reciclagem de resíduos.
Quer conhecer mais sobre a Rede Mandala? Acesse: www.instagram.com/redemandala
Está chegando a maior feira de Agroecologia e Economia Solidária do Paraná
Os ovos orgânicos da Cocavi e os artesanatos das “As Arteiras” também vão estar lá na Feira da Agrobiodiversidade, um espaço que já é tradição na Jornada de Agroecologia. Neste ano, serão mais de 100 empreendimentos da Agroecologia, da Economia Solidária e da Reforma Agrária de várias partes do estado e também de outros estados, concentradas no Campus Politécnico.
Confira a programação da Jornada de Agroecologia no site: https://jornadadeagroecologia.org.br/programacao
*Matéria publicada no tabloide impresso do Brasil de Fato PR Edição 332 Especial Jornada de Agroecologia**.
**Esta edição foi produzida pelo Coletivo de Comunicação da Jornada de Agroecologia, formado por comunicadoras/es populares de todo o Paraná.