No bairro Estrela da Vitória, em Uberaba-MG residem pessoas batalhadoras com histórias que refletem a realidade brasileira. O bairro foi consolidado depois de muita mobilização da comunidade, em 2000, buscando garantir o direito à moradia de famílias vulneráveis. Na ocasião, foi criado um movimento social para lutar por moradia, saúde, educação, trabalho, lazer e cultura para os moradores.
Atualmente o bairro está regularizado junto ao poder municipal, mas a população ainda carece de acesso a recursos básicos e de infraestrutura.
Para melhorar a qualidade de vida no local, os próprios moradores, em parceria com agentes comunitários, movimentos sociais, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), artistas e fazedores de cultura, tem se esforçado para transformar o bairro.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Hoje, no lugar da antiga cozinha comunitária, onde o movimento político se organizava e planejava um futuro próspero, funciona o Centro de Desenvolvimento Sustentável Estrela da Vitória (CDSEV), com atividades culturais para jovens e adultos, que tem o objetivo de fortalecer laços da vizinhança e utilizar a arte como ferramenta política.
No Centro, o grupo de Capoeira Águia Branca, coordenado pelo Mestre Tubarão, resiste desde 2008 transmitindo as novas gerações saberes tradicionais. Também são desenvolvidas oficinas culturais que trabalham a coletividade com crianças e jovens do bairro, além da realização de eventos para toda a comunidade.
O espaço do CDSEV retrata ainda a falta de investimento no bairro, com pouca estrutura e necessidade de reformas, o que tem sido discutido e transformado aos poucos pelas pessoas que atuam lá. O Centro tem possibilitado aos moradores locais sonharem uma realidade melhor e, em conjunto, debater, planejar, sistematizar e realizar seus sonhos.
Por meio do programa de Agente Territorial de Cultura de Uberaba a comunidade tem buscado estruturar o CDSEV para torna-lo um Ponto de Cultura, uma política pública nacional que iniciativas locais. O trabalho é desenvolvido por meio da promoção de atividades que promovam discussões sobre o acesso a cultura e transformação social.
Feira de Saúde e Cultura
O próximo evento na comunidade será a Feira de Saúde e Cultura, no dia 15 de agosto, feriado municipal, das 10h às 16h, com atrações artísticas, como teatro e dança, oficinas para crianças e jovens, atendimento com profissionais da saúde, votação do Plebiscito Popular por um Brasil mais justo, exposição de fotografias sobre a história do bairro e debates.
A feira é apoiada pelo Programa de Agente Territorial de Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura para promover a territorialização e o acesso às políticas culturais, por meio da participação social e da comunicação popular.
Planejado em conjunto com o Levante Popular da Juventude, estudantes da UFTM, artistas periféricos e lideranças do bairro, a feira é um processo de mobilização e organização da população local, para debater suas demandas e desejos, fortalecer a organização da comunidade.
A feira é aberta para toda a população de Uberaba que quiser conhecer os trabalhos desenvolvidos no CDSEV.
Laura Helena Silva é Agente Territorial de Cultura de Uberaba