Vinte pessoas morreram nesta quarta-feira (6) na Faixa de Gaza após um caminhão de ajuda humanitária tombar sobre uma multidão, segundo a Defesa Civil do território palestino.
“O caminhão tombou quando centenas de civis esperavam por ajuda alimentar na área de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza”, informou o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal, à AFP.
Autoridades locais citadas pela agência de notícias oficial palestina Wafa disseram que o veículo capotou depois que as forças israelenses o direcionaram para uma “estrada insegura”. “Apesar da recente autorização limitada para alguns caminhões de ajuda, o ocupante [Israel] obstrui deliberadamente a passagem segura e a distribuição da ajuda” e “obriga os motoristas a seguirem rotas lotadas de civis famintos”.
O Exército de Israel afirmou que está checando a informação.
O incidente ocorre em meio a alerta de organizações humanitárias sobre o avanço da fome e de doenças em Gaza, enquanto aumentam as mortes por inanição devido às severas restrições impostas por Israel à entrada de ajuda no território.
Na quarta-feira, ao menos três pessoas morreram por desnutrição, segundo fontes médicas ouvidas pela Al Jazeera. Entre as vítimas estão uma criança identificada como Hiba Yasser Abu Naji, um bebê e um adulto da região de Jabalia. Desde outubro de 2023, ao menos 188 pessoas, incluindo 94 crianças, morreram de fome ou desnutrição, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.