Cinco dos 11 países que fazem parte do bloco do Brics passaram a ter suas exportações para os Estados Unidos entre as mais taxadas do mundo por decisão do presidente Donald Trump. O Brasil, com tarifa de 50% sobre vendas ao mercado estadunidense, está entre os mais afetados do grupo, ao lado da Índia.
As sobretaxas contra o Brasil foram anunciadas por Trump no último dia 9 e passaram a vigorar nesta quarta-feira (6). Na mesma data, Trump também anunciou taxas para a Índia, elevando as tarifas contra o país a 50% por conta da relação comercial com a Rússia, outro membro do Brics, que está sendo taxado em 10%.
Um mapa interativo produzido pelo Brasil de Fato mostra quantos países do Brics estão sendo taxados, em quais alíquotas e quais são os principais produtos exportados aos EUA que estão na lista de taxação. Três foram taxados em 30%: Índia, China e África do Sul. A Indonésia foi taxada em 19%. Outros seis países pagam a tarifa padrão de exportação para os EUA, que é de 10%.
O mapa ainda indica qual a participação dos países dos Brics na pauta de importação dos EUA. A China, por exemplo, exporta 13,4% de tudo que os EUA compram do exterior, vendendo principalmente máquinas, reatores e brinquedos.
Já o Brasil exporta para os EUA 1,3% de tudo que o país compra do exterior. Vende, principalmente, petróleo, aço e ferro, e reatores mecânicos. Todos esses produtos estão na lista de exceção do tarifaço.
Oito dos 11 membros do Brics exportam menos de 1% do que o EUA compram de fora.