A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República confirmou a nomeação do jornalista André Basbaum para presidir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (6). Ele substitui Jean Lima, que deixou o cargo no início da mesma semana. A mudança na direção da EBC já era discutida nos bastidores governamentais há algum tempo.
A escolha do nome de Basbaum foi feita pelo ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Segundo a secretaria, ele tem trajetória de 25 anos e experiência em funções de liderança nas quatro maiores emissoras de televisão do Brasil.
Com histórico como editor de economia no Jornal Nacional (Rede Globo), editor de especiais no Jornal da Record, editor-chefe no SBT Brasil e diretor de jornalismo na Band, antes de ser escolhido ele exercia a diretoria de integração de jornalismo na TV Record.
A EBC é uma empresa pública de comunicação, formada por veículos como a Agência Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC, Radioagência Nacional, TV Brasil e TV Brasil Internacional.
Na gestão de Jean Lima, a TV Brasil alcançou a quinta posição em audiência no país. Houve também a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública, que agora abrange todas as capitais e estados, e o restabelecimento da TV Brasil Internacional.
Basbaum assume com a tarefa de dar continuidade ao movimento de ampliação. Ele chega à EBC em um momento de significativa importância estratégica para a comunicação pública.