O povoado de Wuxiakebayixi, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang é um exemplo de processo mais recente de Revitalização Rural chinesa.
O trabalho conjunto entre institutos de pesquisa, empresas e camponeses permitiu o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva da goji, uma fruta muito consumida na China tanto como alimento como na medicina chinesa.
O Brasil de Fato esteve em Xinjiang recentemente para uma série de visitas a diferentes experiências de desenvolvimento nas áreas rurais nesse que é o maior território da República Popular da China.
O estágio atual do processo de Revitalização Rural
A estratégia de Revitalização Rural começou a ser implementada após a erradicação da extrema pobreza na China em 2020. A primeira fase dessa estratégia foi incluída no Plano Quinquenal que termina este ano. O início da política foi pensado como um período de transição visando principalmente garantir segurança alimentar e evitar uma recaída na pobreza da população rural chinesa.
Recentemente, foi aprovado o Plano Integral de Revitalização Rural, que vai de 2024 a 2027. Esse novo plano, junto com o Documento Central Número 1 lançado no início deste ano, estipulam novas metas para a estratégia chinesa, colocando ainda mais ênfase, por exemplo, no aspecto ecológico ou no desenvolvimento do que o Partido começou a chamar de forças produtivas rurais de nova qualidade.
Renda rural em ascensão
Ma Wenjun, agricultor e secretário do Partido Comunista da China na pequena vila, destaca os avanços: “Nos últimos cinco anos, implementamos o programa ‘Indústria para as Famílias’. Aquelas pessoas que não podem trabalhar recebem subsídios. No ano passado, a média por família foi de 7 mil yuans (cerca de R$ 5,4 mil); este ano, deve chegar a 9 mil yuans (quase R$ 7 mil)”, conta.
Wang Lei, outro agricultor local, cultiva goji há décadas e fala sobre o que significou a cooperativa integrada à cadeia produtiva local, que inclui desde sucos e ingredientes da medicina tradicional chinesa até cerveja e cremes: “Nossa geração financiou estudos dos filhos, casamentos e construções de casa, tudo com a renda das goji”, conta o senhor Wang.
Tecnologia e sustentabilidade
A cooperativa, criada em 2022, recebeu apoio inicial do governo com mudas, fertilizantes e irrigação gratuitos. “Sem a tecnologia moderna e essa organização, cultivaríamos no máximo 10 mu (0,6 hectare). Antes cavávamos a terra manualmente; hoje quase tudo é mecanizado”, explica o camponês.
Um dos dez pontos do novo plano de revitalização rural coloca como meta o aprofundamento da construção da civilização ecológica rural. Isso inclui a promoção de técnicas de produção sustentável, o aumento do uso de fertilizantes orgânicos e a redução no uso de agrotóxicos.
Ma Wenjun explica que esse enfoque agroecológico é muito importante para a goji, uma fruta essencial na medicina tradicional chinesa.
“Aplicamos adubo natural e controles de pragas orgânicos. Se você testar o solo de nossas plantações, não encontrará resíduos de agrotóxicos. Sem esses resíduos, garantimos, em primeiro lugar, a qualidade do nosso goji e, em segundo lugar, que os agricultores priorizem o trabalho manual no manejo das plantações”, explica Wang.
Quando e onde assistir?
No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado às 13h; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Na TV Brasil (EBC), sexta-feira às 6h30.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.
Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil de Fato. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. Além de ser transmitido pela Rádio Agência Brasil de Fato.
O programa conta também com uma versão especial em podcast, o Conversa Bem Viver , transmitido pelas plataformas Spotify, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.