Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades Transporte

Mobilidade

Investimento do Estado nos trens da SuperVia possibilita reduzir intervalo nos ramais com maior demanda

Nova grade melhora tempo de viagem nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna a partir de terça-feira (12)

11.ago.2025 às 13h05
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Investimento do Estado nos trens da SuperVia possibilita reduzir intervalo nos ramais com maior demanda

Licitação vai definir novo operador dos trens no RJ - Divulgação/GovRJ

A partir desta terça-feira (12), os trens da SuperVia nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna, na região metropolitana do Rio de Janeiro, terão uma nova grade de horários que busca dar conta dos períodos de maior movimento. O sistema ferroviário passa por um momento de transição desde o último ano. 

Até que uma nova concessão assuma a operação dos trens, o poder público se comprometeu a fazer investimentos para manter o serviço em funcionamento. Segundo o acordo, os recursos giram em torno de R$ 300 milhões. 

A mudança na grade é resultado do aporte feito pelo governo estadual no acordo de transição, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), e têm como base estudos de demanda da própria concessionária. A licitação que vai definir o novo operador ainda não teve a data divulgada. O prazo inicial seria no mês de setembro.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

Nesse período, um observador nomeado pelo governo do Rio acompanha as decisões operacionais e financeiras da SuperVia. Milhares de passageiros que utilizam o transporte reclamam da qualidade do serviço prestado pela concessionária, entre eles, os atrasos, a interrupção de viagens, a superlotação, a insegurança e a falta de acessibilidade.

A linha operada pela SuperVia tem 270 quilômetros de trilhos, oito ramais e 104 estações na capital e mais 11 cidades da região metropolitana. Embora ostente a tarifa mais cara do país, a concessionária desistiu da concessão do sistema de trens urbanos alegando que houve perda da receita com a pandemia e prejuízo com furto de cabos.

Nova grade

Com a nova grade, os trens expressos no trecho de Nova Iguaçu até a Central do Brasil do ramal Japeri terão o intervalo médio reduzido de 10 para 6 minutos durante o pico da manhã (entre 5h e 8h). No trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, o intervalo passa de 20 para 15 minutos.

Já no ramal Saracuruna, os trens que circulam entre Gramacho e Central do Brasil, no horário de pico da manhã (entre 5h e 8h) e da tarde (entre 16h e 20h), terão o intervalo reduzido de 15 para 12 minutos. 

No ramal Santa Cruz, durante o pico da manhã (entre 5h e 8h), os trens expressos no trecho Campo Grande à Central do Brasil terão o intervalo médio reduzido de 10 para 9 minutos. Outra melhora será no trecho entre Santa Cruz e Campo Grande, com o intervalo passando de 20 para 18 minutos. O tempo total do trajeto até o terminal Central do Brasil também foi encurtado em cinco minutos.

Segundo a atual operadora do serviço, a nova grade “será plenamente executada desde que não haja intercorrências externas que possam comprometer a operação e impactar diretamente a prestação do serviço”.

Editado por: Clivia Mesquita
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilidade

Investimento do Estado nos trens da SuperVia possibilita reduzir intervalo nos ramais com maior demanda

ALDIR BLANC

Jornalistas organizam livro-coletânea que celebra Literatura em Três Passos (RS)

Exploração

Após vídeo de Felca sobre sexualização infantil, Hugo Motta diz que pautará assunto na Câmara

Direita

Entenda por que governo conservador alemão de Merz é tão impopular nos seus primeiros cem dias

Conteúdo patrocinado

Conheça políticas públicas que contribuem com a ampliação do protagonismo feminino nas exportações

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.