Com o tema semeando as relações, a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) comemora 34 anos neste sábado (16), das 9h às 12h30, com uma festa aberta e gratuita na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. A celebração contará com shows, atividades culturais e educativas, além de atrações voltadas ao público infantil. Em caso de chuva, a festa será transferida para o dia 23 de agosto.
“Estamos preparando uma grande celebração, tendo como norte o tema da festa, Semeando Relações. Queremos que esse evento passe a fazer parte da agenda anual cultural de Porto Alegre, repetindo ou até mesmo superando o sucesso da celebração realizada no ano passado”, destaca o feirante e integrante da comissão de organização da festa Henrique Oliveira Strehl.
Neto do grande incentivador da feira, Djalma Alves de Oliveira (in memorian), Strehl cresceu na feira e hoje é dono da Banca 89 Café Orgânico. De acordo com ele a iniciativa da comemoração busca fortalecer a relação da feira com os frequentadores, indo além da comercialização de produtos orgânicos. “Ir à feira todos os sábados é, para muitos, um passeio, um respiro no cotidiano. Cidade e campo se encontram e somam experiências”, afirma.

Atrações
Entre os shows confirmados estão Frank Jorge, ícone do rock gaúcho, Renato Müller, educador do projeto Fábrica de Gaiteiros, e o duo instrumental InDUO, formado por Luizinho Santos (sax) e Bethy Krieger (piano), que mescla música instrumental e MPB com linguagem jazzística. A nutricionista e bióloga Maria Rita Macedo Cuervo, professora da PUCRS, será a madrinha da festa.
O evento também marcará a inauguração das novas saias padronizadas das bancas e a distribuição de bolsas de algodão da FEBF, mantendo a política de redução de plástico iniciada em 2019, que já evitou a entrega de mais de 10 milhões de sacolas plásticas.
As crianças terão espaço dedicado, com atividades do projeto Despertar Vivências Ecológicas, pintura facial e bolhas de sabão gigantes, permitindo que pais e mães acompanhem a programação enquanto curtem os shows. O Cortejo das Infâncias abrirá a cerimônia principal, que incluirá o tradicional parabéns a você e distribuição de bolo.

Bancas convidadas também estarão presentes. Entre elas, o Instituto Federal do RS (Campus Restinga) apresentará seus cursos e ações em agroecologia; a Amurt-Amurtel mostrará o Projeto (a)braço, que desde 2021 já doou 32,5 toneladas de produtos orgânicos para pessoas em vulnerabilidade social; e o Cecane Ufrgs promoverá “O Caminho do Alimento”, com um sítio agroecológico em patchwork. Atividades educativas sobre alimentação saudável serão oferecidas pela Liga da Alimentação PUCRS e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo RS.
O evento ainda contará com a participação de coletivos de defesa ambiental da região, como Preserva Redenção, Ser Ação, Coletivo Mato do Júlio, SOS Floresta da Lomba, SOS Floresta do Sabará e SOS Mata da Restinga.
A celebração integra o projeto Fortalecimento Institucional da Feira Ecológica do Bom Fim, aprovado pelo Fundo Casa Socioambiental, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa.
História da FEBF
A Feira Ecológica do Bom Fim surgiu em agosto de 1991, dois anos após a criação da Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), tornando-se a segunda iniciativa do gênero no país. O espaço cresceu com a demanda de produtores e consumidores conscientes e hoje integra a maior área de comercialização direta de produtos orgânicos da América Latina, com mais de 50 famílias de diferentes regiões do RS, ocupando 96 boxes/bancas e envolvendo cerca de 300 pessoas.
Em junho de 2019, a FEBF e a FAE foram reconhecidas pela Lei Estadual nº 15.296 como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul.
Programação completa
9h: Abertura com boas-vindas e anúncio das atrações
9h30: Show com InDUO – Luizinho Santos & Bethy Krieger
10h: Cortejo das Infâncias e cerimonial principal, seguido do Parabéns a você com distribuição de bolo
10h50: Show com Renato Müller
11h45: Show acústico com Frank Jorge