O escritor e cronista Luís Fernando Verissimo, de 88 anos, está internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, após apresentar um princípio de pneumonia. Seu estado de saúde é considerado grave. O autor enfrenta problemas recorrentes desde que sofreu um AVC em 2021, que deixou sequelas motoras, comprometeu sua fala e o afastou da escrita. Além disso, convive com a doença de Parkinson e complicações cardíacas.
Em maio, a esposa do escritor, Lúcia Verissimo, relatou que ele não consegue mais escrever, lê com lentidão e perdeu a capacidade de tocar saxofone, uma de suas paixões desde a juventude.
Leia mais: Documentário sobre Luis Fernando Verissimo volta às telas do RS em sessões na Capital e no interior
Verissimo vive com a esposa e o filho caçula, Pedro, na casa da família no bairro Petrópolis, em Porto Alegre — a mesma onde viveram seus pais, o escritor Érico Verissimo e Mafalda.
Nascido em 26 de setembro de 1936, Verissimo completa 89 anos em breve. Ao longo da carreira, publicou mais de 70 livros, que somam 5,6 milhões de cópias vendidas, e conquistou gerações de leitores com personagens icônicos como O Analista de Bagé, Ed Mort, A Velhinha de Taubaté e a Família Brasil.