O Fórum Justiça do Rio Grande do Sul anunciou a abertura das inscrições para o 3º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos. O objetivo é reconhecer e valorizar práticas e experiências relevantes na área dos direitos humanos realizadas no território gaúcho, dentro das categorias que integram os eixos temáticos do Fórum. O prazo de envio da(s) proposta(s) é até o dia 28 de setembro de 2025. O edital pode ser acessado por meio deste link.

Nesta edição serão contempladas, especialmente, às proposições que considerem o fortalecimento e a defesa da democracia e da participação social, conforme categorias: Defesa da democracia; Enfrentamento à desinformação; Justiça climática; Acesso a direitos sociais; Garantia de direitos em instituições de privação de liberdade.
As práticas e experiências podem ser apresentadas por proponentes pessoas físicas ou jurídicas ─ inclusive sem Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), como coletivos, associações, instituições sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos e privados, desde que localizados no Rio Grande do Sul e vinculados à defesa de direitos difusos e coletivos.
Orientações
Cada participantes poderá apresentar até duas práticas ou experiências em uma ou mais categorias. A apresentação deverá ser encaminhada em PDF, letra Times New Roman, tamanho 12, margens 2 cm e espaçamento entrelinhas de 1,5.

Serão conferidos certificados às três experiências e práticas em direitos humanos em cada uma das categorias do prêmio, as quais serão selecionadas pela comissão avaliadora.
Para conferir publicidade às experiências e práticas inscritas, as propostas selecionadas serão divulgadas em evento a ser realizado em data e local posteriormente publicizados, aberto à participação da comunidade jurídica, acadêmica e de movimentos sociais.
O Fórum Justiça Rio Grande do Sul e os apoiadores do 3º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos buscarão viabilizar fomentos culturais aos vencedores de cada categoria, que serão indicados no dia da premiação.