Agosto chegou e com ele, duas datas importantes para a militância feminista na capital gaúcha. Nesta terça-feira (19), celebra-se o Dia do Orgulho Lésbico, e no dia 29 de agosto, o dia da Visibilidade Lésbica. Para marcar o mês, Porto Alegre recebe diversas atividades culturais, que culminam no Ocupa Sapatão, no último sábado de agosto (30), às 14h, na Praça do Aeromóvel.
Cris Bruel é psicóloga e participa da ONG Coletivo Feminino Plural, uma organização feminista – com atuação desde 1996 para garantir cidadania e direitos humanos à meninas e mulheres – que é proponente do evento, junto com a ONG Outra Visão, coordenada por Priscila Leote, organizadora do Ocupa Sapatão.

Segundo Bruel, as atividades tem objetivo de trazer reconhecimento político, pois “a data reforça a necessidade de políticas públicas voltadas às mulheres lésbicas”. Também promove conscientização, com debates sobre saúde, educação, trabalho e violência, e fortalece a memória e resistência do movimento, ao recordar a luta histórica contra o apagamento e a marginalização da vivência lésbica.
19 e 29 de agosto
O dia 19 de agosto é a data da primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil: o Levante do Ferro’s Bar, em SP, no ano de 1983, quando ativistas do Grupo de Ação Lésbica Feminista (Galf, 1981-1990) foram expulsas do bar por venderem o folhetim ChanaComChana. O evento ficou conhecido como o “Stonewall lésbico brasileiro”, em referência à histórica rebelião da comunidade LGBT ocorrida nos EUA em 1969.
Já 29 de agosto é o dia da Visibilidade Lésbica. A data foi instituída em 1996, durante o I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). Desde então, é marcada por mobilizações que buscam dar voz às mulheres lésbicas, combater o lesbocídio, a invisibilidade política e os preconceitos estruturais.
Ato político, cultural e afetivo
O Ocupa Sapatão é um ato político, cultural e afetivo que celebra a resistência e a presença das mulheres lésbicas em espaços públicos e institucionais. Segundo a organização, a expectativa para o evento é alta e cheia de significado, por seu papel central nas celebrações do Mês da Visibilidade Lésbica em Porto Alegre e outras cidades brasileiras.

“Reunimos diversas artistas lésbicas e bissexuais da cena cultural de Porto Alegre e também expositoras que somam junto com suas artes no evento”, relata Bruel.
A organização considera a inclusão da Visibilidade Lésbica na agenda pública “é “um marco importante” que legitima a existência das lésbicas como sujeitos políticos e sociais. “O evento é um espaço para reconhecer trajetórias, denunciar violências e celebrar resistências. Ao ocupar espaços públicos com arte, cultura e debate, o Ocupa Sapatão rompe com o silêncio histórico que marginalizou essas vivências.”
As atividades do mês da Visibilidade Lésbica estão sendo organizadas pelos coletivos: @ong_outra_visao_lgbt, @ocupasapataopoa , @femininoplural e @jornadalesbica.
Agenda Ocupa Sapatão 2025 Porto Alegre
19 de agosto (terça-feira), às 17h – Abertura da exposição Documentadas, de Fernanda Piccolo, no Saguão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre. A mostra funciona de 19 a 26/08, das 10h às 16h, sempre de segunda à sexta-feira.
27 de agosto (quarta-feira) – Exibição do filme Neirud, de Fernanda Faya, na Cinemateca Capitólio.
28 de agosto (quinta-feira) – Mostra de curtas com o coletivo Rebeldias Sapatão @rebeldiasapatãopoa
29 de agosto (sexta-feira) – Caminhada da Memória
30 de agosto (sábado), às 14h – Ocupa Sapatão na praça do Aeromóvel