Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Educação

EXPANSÃO

Reitora da Ufrgs apresenta proposta de implantação do campus em Caxias do Sul na Assembleia Legislativa

Reunião no Parlamento gaúcho detalhou o projeto e os prazos, com participação da comunidade universitária e autoridades

19.ago.2025 às 16h56
Porto Alegre (RS)
Clara Aguiar
Reitora da Ufrgs apresenta proposta de implantação do campus em Caxias do Sul na Assembleia Legislativa

O encontro contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), e da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora Márcia Barbosa - Foto: Marcelo Oliveira/ALRS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), promoveu, nesta segunda-feira (18), um debate sobre a implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no município de Caxias do Sul. A reunião contou com a presença da reitora, Márcia Barbosa, que detalhou os critérios utilizados para defender a implantação do campus na região nordeste do RS. 

Entusiasmada com o novo desafio, Barbosa contextualizou a demanda do presidente Lula ao Ministério da Educação (MEC) para a implementação dos campus em dez universidades do país, e a baixa densidade de vagas públicas na região nordeste do RS definiu a questão.

Ao Brasil de Fato RS, a reitora explicou que a aprovação do Conselho Universitário é o primeiro passo para a criação do campus, o que ela espera que ocorra em setembro. Segundo Barbosa, essa aprovação permitirá a aquisição de um prédio, possibilitando uma inauguração com atividades de extensão e pós-graduação já em dezembro, e o início dos cursos em março. 

Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora Márcia Barbosa – Foto: Marcelo Oliveira/ALRS | Foto : Marcelo Oliveira/ALRS.

“Sexta-feira (22) estarei na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para articulações com o poder público e iniciativas privadas. Para nós o apoio oficial da gestão das cidades e dos empreendimentos é uma força para a construção de um projeto coletivo. A Ufrgs na Serra é bom para a Ufrgs, mas é igualmente fundamental para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul”, completou.

Na reunião, Barbosa mostrou a estrutura e os projetos para o novo campus, como aprendizagem ativa, Mão na Massa, estágios inovadores e aulas sincronizadas, com interação entre as pessoas, extensão e pós-graduação desde o início, salas de aula diferenciadas, com aprendizagem ativa, e outras iniciativas.

A demanda regional foi acolhida pelo Conselho de Reitores em Brasília e aguarda autorização agora do Conselho Universitário da Ufrgs, o que deverá ocorrer em setembro, conforme antecipou a reitora Márcia Barbosa.

Saiba mais sobre o projeto

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, conduziu os debates contextualizando a mobilização da região nordeste pela implantação do Campus da Ufrgs, e a importância da repercussão desse projeto na comunidade com a qualidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, processo iniciado há dez anos pelo então deputado federal Assis Melo.

Na época, ocorreu a implantação do campus no Litoral Norte, mas em 2023, quando o presidente Lula abriu a possibilidade de que o Plano Plurianual da União fosse a partir de audiências públicas em todas as capitais do país, foram realizadas audiências na região sul, no Vale dos Sinos, em Santa Cruz do Sul, Vacaria e no Vale do Taquari, e Caxias do Sul.

Foi então apresentada a proposta de criação do campus no município, demanda que foi a mais votada da região no PPA Participativo, a sétima mais votada no país no quesito de ampliação de novas universidades, e a nova mais votada no RS, além de alcançar a vigésima posição na proposta para investimento e obras, tendo em vista a baixa densidade de vagas na região para ensino superior público.

A partir daí começaram as tratativas junto ao MEC, através da deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), criando-se as condições jurídicas que resultaram na confirmação da implantação do campus pelo Conselho de Reitores em Brasília, quando do debate sobre a expansão da rede de extensão do ensino público federal. Pepe destacou a mobilização da comunidade através de instâncias como as Câmaras Municipais, Associação dos Municípios da Encosta do Nordeste e outras entidades.

Pepe Vargas disse que a expectativa agora é com a confirmação do Conselho Universitário, e ponderou que recursos federais serão assegurados para o acolhimento dos estudantes.

Luta coletiva

Manifestaram-se também o vereador Juliano Baumgarten (PSB), de Caxias do Sul, que relatou a importância desse momento histórico para a região, tendo em vista a construção coletiva da luta pela implantação do campus da Ufrgs na região nordeste, e seu impacto na comunidade, especialmente para os trabalhadores. “Todos aguardam agora a decisão do Conselho Universitário da Ufrgs”, observou. A vereadora Rosane Frigeri (PT) detalhou a articulação dos últimos anos para a confirmação da implantação do campus na região, que vai contemplar a expectativa de um milhão de pessoas.

A deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), que é a coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia, destacou a importância do ingresso na universidade, em especial para a população de baixa renda e que, historicamente, nunca tiveram essa oportunidade, como é o caso dela em sua família. Lembrou do propósito do presidente Lula, de que todos os filhos dos trabalhadores ingressem nas universidades públicas e essa realidade, agora, estará disponível para a região serrana. Também pontuou a importância da previsão do ensino público federal no orçamento da União para repercutir, mais tarde, na vida da comunidade.

Representações da comunidade universitária e da região nordeste, além da equipe de professores responsáveis pela implantação de campus no RS, acompanharam o debate – Foto: Marcelo Oliveira/ALRS

A deputada federal Denise Pessôa (PT), de Caxias do Sul, que também como vereadora acompanhou a mobilização da comunidade pela universidade, observou a desigualdade social da região como requisito que torna a presença do campus um resgate social com esse padrão de educação pública, conforme os cursos que serão disponibilizados. “Os cursos previstos dialogam com a nossa realidade atual”, frisou, como mecânica, educação, ciência de dados, saúde e outros. Observou, ainda, que o campus servirá para fixar os jovens na região, que atualmente se deslocam para outros locais em busca da qualificação universitária. Agradeceu o empenho da atual direção da Ufrgs em favor do campus.

A seguir, manifestaram-se estudantes vinculados ao Diretório Central de Estudantes (DCE), tendo em vista a importância de fortalecer o projeto de Nação que se manifesta a partir dos bancos universitários, e a necessidade de criar condições para acolhimento desses estudantes através da disponibilidade de acessos, como Restaurante Universitário e outras demandas.

O presidente da Associação dos Docentes da Ufrgs (Adufrgs), Jairo Boelter, destacou a presença de pró-reitores na reunião, como reforço do compromisso dos professores com a comunidade do ponto de vista da expansão do ensino superior, “a porta de entrada para os filhos dos trabalhadores nas regiões onde chegam os campus”. Ele alertou, no entanto, que os recursos destinados às universidades e institutos sofrem retração e isso exige mobilização pra convencer o governo e os parlamentos para que a educação pública seja prioridade nos recursos federais.

Estrutura de pessoal

Inicialmente, estão previstos seis cursos (dois com 400 alunos e quatro com 500 alunos), com 2.800 vagas de graduação; 160 docentes, 140 vagas para Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE), além de funções gratificadas. Infraestrutura para salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, restaurante, urbanização, num montante de R$ 50 milhões para a compra de vagas, e outros R$ 10 milhões para equipamentos. Os cursos serão de administração, engenharia agrícola, engenharia de produção mecânica, engenharia de materiais e manufatura, ciência de dados e pedagogia. As previsões de ingresso são para o próximo ano, 2026.

A coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ifrs), a Assufrgs, Maristela Piedade, destacou pontos que considera centrais na proposta de implementação de um campus Serra. Entre eles, a questão da restrição orçamentária.

“Recentemente lutamos para recompor um orçamento que foi contingenciado. Não basta ter o orçamento para o início das atividades, mas sim para a consolidação do campus Serra Gaúcha. É preciso ter orçamento para as atividades e também para assistência estudantil. Esse campus tende a atender um público que trabalha durante o dia pelo alto nível de empregabilidade da região. É muito importante que tenha curso noturno e que tenha também assistência estudantil, restaurante universitário, para esse público. Para atender realmente filhos e filhas de trabalhadores”, enfatizou.

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) e da Assufrgs Sindicato.

Editado por: Katia Marko
Tags: educaçãoensino superior
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

EDUCAÇÃO

Márcia Barbosa e Pedro Costa tomam posse da primeira reitoria da UFRGS eleita por voto paritário

EDUCAÇÃO

‘Deixa a gente sobreviver por um ano’, diz reitora da Ufrgs sobre recomposição orçamentária 

DEMOCRACIA

Universidade reafirma autonomia após ação que contesta lista de leituras do vestibular da Ufrgs

Veja mais

NOVO MODELO

Governo Leite lança Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha e sindicato critica meritocracia

Negociações de paz

Ocidente discute garantias de segurança para Ucrânia e Rússia rejeita presença da Otan no país

BOBBIE GOODS ANTIFA

Episódios e personagens da política brasileira são retratados em livro de colorir para adultos

EXPANSÃO

Reitora da Ufrgs apresenta proposta de implantação do campus em Caxias do Sul na Assembleia Legislativa

Soberania

O tarifaço de Trump e a soberania brasileira

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.