O Movimento Pró-Arte, responsável pela organização do tradicional Festival de Cinema de Três Passos, informou ter recebido 431 inscrições para a mostra competitiva da 7ª edição do evento, que ocorre de 4 a 8 de novembro. As produções são oriundas de 171 cidades de 25 estados brasileiros e Distrito Federal, além de também terem sido recebidas obras de países como Indonésia, EUA, Cuba e Portugal.

A coordenadora do Pró-Arte do festival, Elvidia Zamin, afirma que o volume de produções inscritas fortalece o propósito do evento, que é “ser o depositário, o confidente das muitas histórias, das sensíveis olhares, da diversidade de vozes e de visões de mundo, com o objetivo de não só preservar a memória, mas sobretudo perpetuá-la”.
Para ela, a receptividade por parte dos realizadores que inscreveram suas obras evidencia o reconhecimento do festival como um importante evento no cenário cinematográfico brasileiro, atraindo produções do país e do exterior.
Lançamento oficial
Na próxima sexta-feira (29) será realizado o lançamento oficial da 7ª edição do Festival de Cinema de Três Passos, a partir das 19h, no Cine Teatro Globo. “Trata-se de momento especial preparado com muito carinho para estudantes e comunidade em geral, com a apresentação evento, estreia do teaser, exibição de curtas nacionais premiados ou selecionados em edições anteriores e bate-papo”, informa a coordenadora. Para completar os atrativos, a entrada e a pipoca serão gratuitas.

Na noite serão exibidos os curta-metragens Guida (de Rosana Urbes, 2014), Gigantes da Alegria (de Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano, 2012) e O aniversário do Seu Lair (de Dácio Pinheiro, 2022). A programação é uma prévia do que o festival pretende oferecer aos participantes nesta sua 7ª edição, mantendo características históricas: voluntariado, envolvimento da comunidade, empresas, instituições e participação do setor educacional.
Já a oficialização dos filmes selecionados para a mostra competitiva acontece no dia 10 de setembro, através do site www.cinematrespassos.com.br. “O festival se constitui como amostra de como o cinema pode ser um instrumento de preservação da memória, fortalecimento da cultura e promoção do desenvolvimento local”, completa Zamin.
A realização está a cargo do Movimento Pró-Arte, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos. O financiamento se dá através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Pró-cultura, governo do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, governo federal. A operacionalização acontece através do Coletivo FCTP/2025, integrado por voluntários da comunidade três-passense e parcerias com empresas, entidades e instituições locais e regionais.