Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

ELITISTA

Relembre vezes em que Zema afrontou os direitos humanos, além dos ataques à população de rua

Governador coleciona críticas de especialistas e movimentos sociais por desumanizar a população de rua

21.ago.2025 às 16h51
Belo Horizonte (MG)
Jean Silva
Relembre vezes em que Zema afrontou os direitos humanos, além dos ataques à população de rua

Governador comparou pessoas em situação de rua com “carros estacionados em locais proibidos” - Fotos: Reprodução Senado Federal/ Reprodução ALMG

Desde o início de sua gestão, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem acumulado uma série de ações e declarações que, na avaliação da população, de especialistas, parlamentares e movimentos sociais, representam graves e contínuos ataques aos direitos humanos no estado. 

A lista inclui vetos a projetos de proteção a grupos vulneráveis, desmonte de políticas públicas, precarização do serviço público e posicionamentos que relativizam violações históricas e desumanizam os mais pobres.

“Remover” os pobres das ruas

O ataque aos mais vulneráveis atingiu um de seus pontos mais explícitos em 15 de agosto, quando o governador comparou pessoas em situação de rua com “carros estacionados em locais proibidos”. Em junho deste ano, ele já havia dito algo semelhante e defendido a criação de uma lei para “remover” essa população das vias públicas. 

Leia também: Com Zema, número de famílias em situação de rua cresceu 122% em Minas Gerais

A fala gerou repúdio imediato de organizações de direitos humanos, que acusaram o governador de higienismo e de desumanizar uma parcela da população, ignorando as causas estruturais que levam as pessoas a viverem nas ruas, como o desemprego e a falta de moradia, problemas que se agravaram em sua gestão.

Vetos

Outro episódio criticado foi o veto integral, em abril de 2025, a um projeto de lei (PL) que garantia a remoção ou mudança de lotação para servidoras públicas vítimas de violência doméstica. A medida, vista como essencial para a proteção dessas mulheres, foi barrada pelo governador, gerando forte reação no parlamento, que se articulou para derrubar o veto. A decisão de Zema ocorreu em um contexto de alta de 16% nos casos de feminicídio no estado.

Relembre: Zema veta PL que protege vítimas de violência doméstica e parlamento se organiza para derrubada

A prática de vetar pautas sociais parece ser uma marca da gestão. Em janeiro, Zema já havia barrado dispositivos do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024-2027. Os trechos vetados previam ações de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, à população LGBTI+ e a cuidadores de pessoas com deficiência. Para especialistas, os vetos representam uma isenção da responsabilidade do Estado na garantia de direitos fundamentais, aprofundando a fragilidade de populações já marginalizadas.

Desmonte do Estado e relativização do autoritarismo

Segundo avaliações de especialistas e servidores públicos, a gestão Zema tem se pautado pela “desconstrução do Estado social”. A lógica seria a retirada de investimentos na sociedade para privilegiar interesses do setor privado. As denúncias apontam para cortes drásticos em áreas como segurança, educação e saúde, enquanto os gastos com publicidade aumentam. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na saúde, por exemplo, trabalhadores denunciam que centenas de servidores chegam a receber menos que um salário mínimo, com perdas salariais que ultrapassam 30% por falta de reajustes.

Leia: Com Zema, 300 trabalhadores da saúde recebem menos de um salário mínimo

O desprezo pelos direitos humanos se manifesta também em falas públicas. Zema já questionou a existência de uma ditadura militar no Brasil (1964-1985), em entrevista à Folha de São Paulo. O governador disse que era “questão de interpretação” e que não tinha conhecimento suficiente para explicar sua posição.  “Não sei, eu não sou historiador, nunca me aprofundei”, disse durante a entrevista. 

O mandatário também chegou a elogiar o modelo de segurança de El Salvador, país que é alvo de inúmeras denúncias internacionais por violações de direitos.

Além disso, o governador já fez críticas ao que chamou de “conotação política” do Judiciário, se opondo a “penas exageradas” para os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, enquanto, segundo ele, criminosos comuns estariam soltos.

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ELITISTA

Relembre vezes em que Zema afrontou os direitos humanos, além dos ataques à população de rua

DIÁLOGOS

MG será destaque no II Encontro Nacional do MAM com denúncias e propostas sobre mineração

MANIFESTAÇÃO

Dados preliminares apontam que Parada LGTBQIA+ de BH devolveu milhões à cidade em 2025

Editorial BdF

A partir da Venezuela, a bússola que pode e deve apontar para o Sul

PATRIMÔNIO CULTURAL

MPF abre investigação sobre concessão da Usina do Gasômetro à iniciativa privada

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.