O espaço de comercialização organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na capital fluminense vai completar sete anos com um café da manhã da roça no dia 13 de setembro. Em 2018, a inauguração do Armazém do Campo reuniu centenas de pessoas interessadas nos alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária de forma orgânica e agroecológica.
O que até então parecia um sonho distante, a loja do MST transformou em realidade cotidiana: a cidade passou a ter acesso à produção dos pequenos agricultores do interior do estado e de cooperativas de todo país. Um casarão com faixas e bandeiras do MST ocupa o endereço na rua Mem de Sá, nº 135, no coração da Lapa.
A defesa da alimentação saudável, da reforma agrária, da democracia e da cultura popular fazem parte da história do Armazém do Campo Rio. O espaço tornou-se referência e ponto de encontro do campo político progressista, de artistas e apoiadores do MST. Em 2024, o local foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro.
Durante os sete anos de existência, centenas de cooperativas e variedades de alimentos da agricultura familiar ocuparam as prateleiras do casarão. Os produtos no Armazém do Campo Rio representam a possibilidade de um modelo mais justo de sociedade a partir dos alimentos vindos dos assentamentos do MST para a cidade.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
“Podemos afirmar que esse espaço é um avanço para todos que lutam pela agroecologia no país. Em cada prateleira carregamos o sonho de um mundo mais justo, e cada pessoa que compra os nossos alimentos está contribuindo com essa construção”, afirma Janailson Almeida, coordenador do Armazém do Campo RJ.
O Armazém promove rodas de samba, forró, maracatu, côco, reggae e funk. Também exibe filmes no evento chamado Cine Armazém, sempre seguidos de debates; lançamentos de livros; rodas de conversa; além da Culinária da Terra com lanches e petiscos preparados com os alimentos da reforma agrária.
A casa ainda recebe visitas ilustre de artistas como Caetano Veloso, Teresa Cristina, Chico Chico e Doralice que apoiam o MST. Com o aniversário de 7 anos, o espaço também comemora o primeiro ano de entrega das cestas Terra Crioula, no qual é possível receber em casa produtos da feira agroecológica semanal.
Serviço
Aniversário do Armazém do Campo Rio: “Da Terra à Mesa, da Luta ao Prato”
Café da manhã da roça
Data: 13 de setembro (sábado)
Horário: das 8h às 11h
Local: Armazém do Campo Rio (Mem de Sá, nº 135 – Lapa)
A programação completa será divulgada nas redes sociais (neste link).
*Reserva sujeita à confirmação no WhatsApp da loja (21) 99701-7561