A Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) realiza, entre os dias 28 e 30 de agosto, a 17ª Plenária Distrital, no Sindicato dos Bancários em Brasília. O encontro reunirá dirigentes sindicais, militantes e representantes de diversas categorias para atualizar o plano de lutas da central, debater os desafios locais e nacionais do mundo do trabalho, além de eleger os delegados que representarão o DF na Plenária Nacional da CUT.
A Plenária acontece em um cenário político e econômico, marcado por ataques aos direitos trabalhistas, retrocesso nos direitos sociais, avanço de pautas conservadoras e ameaças a Justiça do Trabalho. O evento busca atualizar a leitura de conjuntura do movimento sindical e definir novas estratégias de ação para o próximo período, além de preparar o encaminhamento das propostas à Plenária Nacional da CUT.
A abertura do evento ocorre na quinta-feira (28), às 19h, e será marcada por um ato político em celebração aos 42 anos da CUT. Ex-dirigentes sindicais, parlamentares e militantes estão entre os convidados para relembrar a trajetória da central, que ao longo de mais de quatro décadas tem atuado na defesa dos direitos da classe trabalhadora.
“A Plenária é um processo nacional que acontece a cada meio de mandato, entre um congresso e outro. É o momento de fazermos uma atualização da conjuntura, rever nosso plano de lutas e recompor a direção em caso de vacâncias. Também serve para apontarmos o caminho até o próximo Congresso, em 2027”, explica o presidente da CUT-DF Rodrigo Rodrigues.
Durante os três dias de atividades, os debates abordarão temas como conjuntura local, comunicação sindical, direitos trabalhistas e a responsabilidade social das entidades sindicais. No dia 29, às 9h30, será realizada uma mesa de discussão sobre os desafios do Distrito Federal, com a participação de especialistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e do presidente do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF), Guilherme Sigmaringa.
No período da tarde, às 14h, ocorrerá uma mesa sobre os ataques ao Direito do Trabalho e à Justiça do Trabalho, com a presença de representantes da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
“Precisamos reagir aos ataques que tentam esvaziar a competência da Justiça do Trabalho e enfraquecer os direitos garantidos na Constituição. É um momento de unidade e mobilização da classe trabalhadora”, afirmou Rodrigues.
A programação segue até o dia 30, quando será discutida a recomposição da diretoria da CUT-DF e eleita a delegação que representará o Distrito Federal na Plenária Nacional. Também será realizada uma mesa sobre os desafios e perspectivas da central no atual cenário político e sindical. “Estamos aqui para fortalecer a CUT enquanto instrumento de luta e organização da classe trabalhadora, diante dos enfrentamentos que teremos que fazer”, conclui o presidente.
Programação
28 de agosto (quinta-feira)
16h às 20h – Credenciamento delegados Efetivos à 17ªPlenária
19h – Abertura Oficial da 17ª Plenária Estatutária da CUT DF e Ato Político em Homenagem ao Aniversário da CUT
29 de Agosto (sexta-feira)
9h – Aprovação do Regimento Interno da 17ª Plenária Estatutária da CUT DF
9h às 11h – Credenciamento delegados Efetivos à 17ªPlenária
9h às 18h – Prazo para o recebimento de propostas de Emendas e Moções
9h30 – Mesa: Realidades e desafios do Distrito Federal
Convidados: Guilherme Sigmaringa – Presidente eleito do PT DF, Mariel Angeli – Supervisora Técnica do Dieese e Neuriberg Dias – Diretor de Documentação do Diap
11h às 15h – Credenciamento de Suplentes à 17ª Plenária
14h – Mesa: Direitos Trabalhistas, Competência Constitucional e a Defesa da Democracia
Convidados: Denise Rodrigues Pinheiro – Vice-Presidente no Distrito Federal da Abrat, Tiago Ranieri de Oliveira – Diretor de Assuntos Legislativos da ANPT, Gilberto Augusto Leitão Martins – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região
16h – Mesa: Comunicação e Responsabilidade Social dos Sindicatos
Convidadas: Maria Isabel da Silva (Bel) – Ex-dirigente da CUT, Bia Barbosa – Jornalista e Adriana Marcolino – Diretoria Técnica do Dieese
18h – Encerramento do Recebimento de Emendas e Moções
30 de Agosto (sábado)
9h – Mesa: Desafios e Perspectivas da CUT no atual cenário político e sindical
Convidado: – Antonio Lisboa Secretário de Relações Internacionais da CUT
11h30 – Pesquisa “O futuro do Sindicalismo
11h – Discussão e Aprovação das Emendas a serem remetidas à Plenária Nacional
14h – Aprovação de Recomposição da Diretoria da CUT DF
14h30 -Eleição da Delegação para a Plenária Nacional da CUT