Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Congresso Nacional

CPMI do INSS analisa convocações de ex-ministros e ex-presidentes do órgão

Comissão tem reunião nesta terça-feira (26) e também escolhe o vice-presidente do colegiado

26.ago.2025 às 09h05
São Paulo (SP)
Redação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os descontos indevidos de segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) tem reunião nesta terça-feira (26) em que deve começar a analisar os mais de 900 requerimentos já apresentados. O colegiado também vai escolher o vice-presidente. Criada em junho, a CPMI do INSS terá 180 dias para concluir os trabalhos.

A comissão foi instalada na última semana com derrota ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a escolha do senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente e do deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) como relator. Gaspar apresenta hoje seu plano de trabalho.

Na reunião desta terça, prevista para as 9h, devem ser analisados 35 requerimentos. O relator propôs a convocação dos ex-ministros da Previdência Social: Eduardo Gabas, do governo Dilma Rousseff; José Carlos Oliveira, do governo de Jair Bolsonaro (quando a pasta se juntou à do Trabalho); e Carlos Lupi, do governo Lula. Outros dez ex-presidentes do INSS também podem ser convocados.

A CPMI do INSS pode convocar ainda Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, que teve 15 requerimentos de oitiva protocolados. Há também requerimentos para convocar a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula.

Outros requerimentos solicitam informações e convocam representantes de órgãos como a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Defensoria Pública da União (DPU), para dar esclarecimentos sobre as apurações realizadas.

Desgaste ao governo

A vitória da oposição pelo controle da CPMI do INSS deve impor dificuldades ao governo, sobretudo pelo desgaste de imagem. Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, o cientista político Jorge Folena afirmou que a conjuntura deverá forçar o governo a atuar de forma mais contundente junto ao Congresso.

“Apesar de o governo não ter o controle, também não é o fim do mundo na política. Vão ter dificuldades, óbvio, mas vai ter que haver enfrentamento. Agora cabe ao governo, que é minoria, ter os seus parlamentares – senadores e deputados – mais efetivos, fazendo esse enfrentamento no Parlamento”, ponderou Folena.

Para o cientista político, a comunicação do governo Lula também deve agir de forma mais objetiva, discriminando quais são os pontos da CPMI e quais as ações realizadas em relação ao tema. “Será necessário ter o embate dentro da CPMI e, paralelamente, o governo, na área de comunicação, explicitar para o povo brasileiro o que se passou. Isso tem que ser feito de maneira efetiva, com mais atenção daqui para frente. É esse o enfrentamento que terão à frente”, avaliou.

A solicitação de criação da CPMI foi apresentada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). No pedido, as parlamentares ressaltaram que as investigações da Polícia Federal e da CGU apontaram a existência de um esquema de cobrança de mensalidades não autorizadas em benefícios de aposentados e pensionistas.

Devolução de Valores

O governo Lula já liberou mais de R$ 1 bilhão a 1,6 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos nas fraudes em benefícios do INSS. “Nosso compromisso é garantir que os aposentados e pensionistas recebam o que é seu, sem esperar. Estamos antecipando os pagamentos para proteger quem mais precisa, e seguiremos firmes na Justiça para que todos os responsáveis devolvam cada real aos cofres públicos”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller, em 11 de agosto.

O presidente Lula assinou em 17 de julho uma Medida Provisória que abriu crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para ressarcir os beneficiários vítimas da fraude.

Editado por: Geisa Marques
Tags: congresso nacionalcpmiinss
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Desafio

‘Vai exigir do governo um maior enfrentamento no parlamento’, avalia cientista político sobre derrota na CPMI do INSS

Queda de braço

Oposição elege presidente e relator da CPMI do INSS

Veja mais

Congresso Nacional

CPMI do INSS analisa convocações de ex-ministros e ex-presidentes do órgão

Monitorado

PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro

CONFLITO FUNDIÁRIO

Pastor é apontado como líder de grileiros em área de reforma agrária no Pará; Justiça determina saída de invasores

Grilagem legal

Tarcísio tenta aprovar PL que entrega terras públicas a latifundiários com até 90% de desconto

TIME REUNIDO

Com tarifaço na mira, Lula realiza nesta terça-feira a 2ª reunião ministerial do ano

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.