Porto Alegre (RS) recebe dois lançamentos de livros nesta quarta-feira (27), ambos pela editora Território das Artes. O evento ocorrerá às 19h, na casa mexicana Pueblo, e apresentará as obras À Estilete, de Liana Timm e À Margem do Lago, de Naia Oliveira. O local fica na Avenida Ijuí, 147, bairro Petrópolis. A entrada é gratuita.

À Estilete
O livro À Estilete é o 21º de poesia que a artista visual e escritora Liana Timm lança numa trajetória de 39 anos trabalhando com a palavra. Nesta nova produção, a poeta segue buscando a subjetividade através da artesania da linguagem. A substantivação do texto poético é um norte em direção ao essencial e à busca de uma sonoridade rítmica e musical.
A orelha da publicação é assinada pela escritora Taiasmin Ohnmacht, que declara: “fica evidente que a refração que sempre existe entre poeta e poema é criada por Liana Timm através de um cuidado estético com a palavra. É preciso firmeza no pulso para cortar versos que se abram à fruição deste outro que é o leitor”.
O prefácio é do poeta e compositor Alexandre Brito. Ele destaca: “a poeta de À Estilete, com maestria encara o desafio de edificar este objeto estético poema oferecendo a cada um tão somente o que exige de elementos essenciais para a sua realização. Um feito admirável encontrar a forma-conteúdo exata a que a poesia se faça. E, sim, Liana as encontra”.
O poeta Claudio Daniel nota “a musicalidade conseguida pela escolha certeira de palavras, o que permite não apenas a presença mais ou menos previsível de assonâncias e aliterações, mas também o choque provocado pelo atrito de palavras com acentuação diferente”. Ele considera o livro “de alta qualidade, que concilia sutileza e rigor, sensibilidade e estilete, em peças de ótima fatura”.
O livro é dividido em cinco partes: fissuras, instável, hesitações, clandestino e instantes.

À Margem do Lago
À Margem do Lago é o terceiro livro da socióloga Naia Oliveira. A escritora vem desenvolvendo um estilo dentro da crônica que teve início na pandemia quando observou os transeuntes na praça em frente ao seu apartamento.
Com uma narrativa despretensiosa e autossóciobiográfica, a autora vai apresentando histórias entrecruzadas com acontecimentos sociais e políticos de sua geração. Estas experiências vividas entrelaçam o privado e o público com outros pontos de vista encontrados na passagem do tempo.
O distanciamento temporal das vivências infantis e juvenis abre novas maneiras de ver e sentir o que ficou para trás. O livro se divide em Prólogo, Primeiras descobertas, Inquietações de juventude e Epílogo. Finaliza com uma homenagem ao Irmão Antônio Cecchin: “um mestre generoso e irado”, onde se encontra um breve comentário de César Busatto e Frei Betto.
O prefácio é assinado pela escritora Jane Tutikian, que afirma: “Naia Oliveira escreve tão bem, recompõe com tanto encanto as memórias afetivas e tece sua malha ficcional com essas memórias e com as da História que o livro termina e nós, seus leitores, com um aperto no peito, simplesmente queremos mais”.
Liana Timm escreve na orelha do livro: “À Margem do Lago veio para atualizar o passado com afeto e delicadeza que as histórias aqui contadas comportam”.
Serviço
Lançamento conjunto dos livro: À Estilete de Liana Timm e À Margem do Lago de Naia Oliveira
Local: Casa Mexicana Pueblo – Av.Ijuí, 147, Petrópolis – Porto Alegre (RS)
Horário: 19h
Entrada gratuita
Valores das obras:
À Estilete – R$ 65
À Margem Do Lago – R$ 60
Editora Território das Artes