O Assentamento Popular Claudemiro Dias Lima, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Jitaúna (BA), vai sediar, entre os dias 26 e 28 de setembro, a primeira edição do Festival Gastronômico Sabores da Liberdade. A atividade envolve assentamentos, comunidades quilombolas e grupos parceiros de diferentes regiões do estado.
“[O festival] é o resultado de um processo de construção da nossa soberania ambiental”, explica Neto Onirê Sankada, agricultor e militante do MST, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato. Segundo ele, a proposta surgiu a partir do “Desafio da Soberania”, em 2022, quando assentados produziram dezenas de pratos com alimentos cultivados no território.
Uma das regras do festival é que os ingredientes utilizados venham da produção local ou de trocas entre territórios, com exceção apenas do sal e do alho. “Um povo com fome, infelizmente, não faz luta. A pior forma de servidão é a fome. Então faz parte da estratégia do MST esse processo de enfrentamento da fome a partir do horizonte da soberania alimentar”, explica Neto.
O militante também ressalta que a agroecologia não busca competir com o agronegócio, mas construir um paradigma alternativo. “O mercado comum do agronegócio é financiado pelo governo federal, tem subsídio, e o horizonte dele é a produção de commodities, não de comida. Enquanto o MST produz comida de verdade, que é negociada na feira, na microrregião”, compara.
A programação inclui oficinas gastronômicas e de produção de alimentos, rodas de conversa, apresentações culturais e lançamentos de livros. Entre as atrações musicais, estão confirmados Daniela Xambira, a DJ Du com set de forró, além de artistas locais como João Link. O evento também terá espaço para rodas de capoeira e atividades com escolas da região.
“Durante o festival, ainda vai ter a possibilidade de experimentar e conhecer o assentamento em si. As cozinhas aqui montadas vão ser ao ar livre. Então, quem estiver no festival vai poder acompanhar o processo de preparação dos alimentos e conversar com as pessoas que vão estar preparando”, completa Neto.
Serviço
Festival Gastronômico Sabores da Liberdade
- Assentamento Popular Claudemiro Dias Lima – Jitaúna (BA)
- 26 a 28 de setembro de 2025
- Atividades: oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais, rodas de capoeira e lançamentos de livros
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.