Começa nesta quarta-feira (27) a exposição MEME: no Br@sil da memeficação, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. É a primeira grande mostra dedicada à cultura dos memes no país e reúne arte contemporânea, humor e crítica social em experiências imersivas. A visitação é gratuita e segue até 13 de novembro.
Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, a curadora Clarissa Diniz explica que a proposta nasceu da própria convivência cotidiana com os memes. “Vivemos, todos nós, esse universo. Também como artistas e curadores, observamos a memeficação do ponto de vista artístico, estético, cultural. Dado o seu protagonismo, nos pareceu necessário olhar para isso curatorialmente, fazer uma reflexão, reunir trabalhos, discutir o meme com o público”, diz.
Para o curador Ismael Monticelli, que também participou da conversa, os memes são parte central da vida digital e ajudam a refletir sobre a política e a sociedade. “Vivemos um Brasil que é completamente digital, muito vinculado às redes sociais e, talvez, ao discutir os memes criticamente, politicamente, consigamos entender qual a nossa conjuntura, o que isso impacta nos nossos cotidianos, nas decisões, na circulação das informações”, analisa.
A mostra ocupa todo o prédio do CCBB e reúne cerca de 190 artistas, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty, Nelson Leirner e Claudio Tozzi, e criadores de conteúdo, a exemplo de Porta dos Fundos, Alessandra Araújo, Melted Vídeos, John Drops e Greengo Dictionary.
São seis núcleos temáticos: “Ao pé da letra”; “A hora dos amadores”; “Da versão à inversão”; “O eu proliferado”; “Combater ficção com ficção”; “Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?”. O percurso inclui instalações, telas, figurinos e objetos que buscam dar materialidade a um fenômeno essencialmente digital.
Serviço
Exposição “Meme: no Br@sil da memeficação”
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo
- Até 13 de novembro
- Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
- Entrada gratuita (retirada de ingressos no site ou na recepção)
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.