O documentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa será exibido no Sesc Avenida Paulista nesta quarta-feira (27), a partir das 19h30. Com entrada gratuita, o evento também será palco de debate sobre os desafios que permeiam a mobilidade urbana no Brasil.
Produzida pelo Brasil de Fato em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, a obra mergulha nas profundas desigualdades sociais exacerbadas pelos modelos de transporte público impostos em território nacional.
Desigualdades sociais, raciais e ambientais são potencializadas por passagens cada vez mais caras que muitas vezes impõem a escolha entre necessidades básicas, como alimentação e o direito fundamental de ir e vir. A situação é particularmente acentuada para mulheres negras, mães solo, jovens periféricos e idosos.
O filme aborda a exaustiva jornada diária de milhões de trabalhadores, que passam horas em deslocamentos, comprometendo não apenas seu bem-estar físico e mental, mas também o acesso a serviços essenciais como saúde e educação.
Com uma visão crítica da chamada “modernização verde”, a obra lembra que a eletrificação da frota individual esconde uma espécie de colonialismo ambiental e transfere os impactos da transição energética para regiões e territórios do Sul Global.
Nesse contexto, a proposta da tarifa zero emerge não apenas como uma política de mobilidade, mas como uma estratégia transversal para enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais.
O documentário destaca como a tarifa zero pode contribuir para a redução das emissões de carbono, a diminuição do uso de veículos individuais e a promoção de cidades mais inclusivas, solidárias e sustentáveis.
Dirigida por Caroline Oliveira e Marcelo Cruz, com roteiro de Vitor Shimomura, a produção traz vozes como Lúcio Gregori, ex-secretário de transportes de São Paulo e um dos idealizadores da proposta de tarifa zero no país; Gisele Brito, do Instituto Peregum; Jô Pereira, presidenta da União de Ciclistas do Brasil; Daniel Santini, coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo; e Elisangela Soldateli, coordenadora do programa de energia e clima na América Latina também da fundação.
Após a exibição, o público terá a oportunidade de participar de um conversa com a presença de Daniel Santini, Elisangela Paim, Gisele Brito e Caroline Oliveira e mediação de Katarine Flor.