A presidente do Psol-RS, Gabi Tolotti, integrará a delegação brasileira da Global Sumud Flotilla, missão internacional que reúne barcos de mais de 40 países com destino a Gaza. Ela é a única gaúcha na iniciativa e representará o mandato da deputada estadual Luciana Genro, onde atua como chefe de gabinete. A chegada a Gaza está prevista para 13 de setembro.

A flotilha levará alimentos e suprimentos médicos em uma ação que busca também pressionar pelo rompimento do bloqueio israelense e a abertura de um corredor humanitário. Diferente de iniciativas anteriores, que contaram com apenas uma embarcação, como a que teve a participação do brasileiro Thiago Ávila e da ativista Greta Thunberg, desta vez os barcos partirão de forma simultânea de diferentes portos, incluindo Barcelona, Itália e Tunísia.
De acordo com Tolotti o objetivo é, além de auxiliar com os mantimentos que a delegação esta levando, romper com o cerco e abrir um corredor humanitário no mar. “Os palestinos estão morrendo de fome, com pouco acesso a medicamentos e itens básicos de higiene. Diante da falta de ação da maioria dos governos e líderes mundiais, a sociedade se mobiliza num esforço global de solidariedade ativa aos palestinos”, afirmou.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Gaza enfrenta atualmente situação de “inanição generalizada, miséria e mortes evitáveis”, com 100% da população vivendo nos piores níveis de insegurança alimentar. O Ministério da Saúde de Gaza registrou 10 mortes “devido à fome e à desnutrição” nas últimas 24 horas anteriores a esta quarta-feira (27), incluindo duas crianças. Com isso, o total de mortes relacionadas à fome chega a 313, sendo 119 crianças.
Além de Tolotti, a delegação brasileira contará com a vereadora Mariana Conti (Psol-Campinas) e o militante Nico Calabrese, professor da Rede Emancipa.
Jornalista e relações públicas, Gabi Tolotti iniciou sua militância no movimento estudantil, foi uma das fundadoras do Movimento Juntos! e é dirigente do Psol. Com atuação internacionalista, mantém articulação com organizações de esquerda nos Estados Unidos e México, além de coordenar a Conferência Internacional Antifascista, que ocorrerá no Brasil em 2026.