Movimentos sociais do Distrito Federal convocam um ato na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto no sábado (30) a partir das 10 horas em solidariedade à Venezuela.
Em nota, o Comitê General Abreu Lima, um dos organizadores da mobilização, destacou a necessidade do presidente Lula (PT) manifestar apoio à soberania da Venezuela. “É preciso que o presidente Lula se manifeste em apoio à soberania da Venezuela e contra a ação dos EUA”, diz parte do comunicado.
A entidade também argumentou que “a América Latina e Caribe são uma região de paz, assim deve permanecer. Venezuela não é uma ameaça, é uma esperança”.
Nesta sexta-feira (29), dezenas de entidades enviaram uma carta ao governo brasileiro pedindo que reafirme o compromisso com o país venezuelano.
Ao todo, 39 organizações assinaram o documento. Entre elas está o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Internacional Antifascista, Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Universidade Popular, Movimento de Solidariedade com Cuba DF e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Ameaça à soberania
A tensão aumentou na região na semana passada, depois que os Estados Unidos subiram o tom contra o governo Maduro. A porta-voz do governo de Donald Trump, Karoline Leavitt, afirmou que os Estados Unidos usariam “toda a força” contra a Venezuela. Antes, o Departamento de Estado havia aumentado a recompensa pela prisão de Nicolás Maduro para US$ 50 milhões e, sem apresentar provas, reiterou que o mandatário venezuelano seria chefe do Cartel dos Sóis, uma suposta organização criminosa, sobre a qual não há informações oficiais.