O Movimento Meu Brasil, Brasileiro foi oficialmente lançado em Curitiba (PR), nesta sexta-feira, nas escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa reúne mais de 60 entidades da sociedade civil e tem como bandeira central a defesa da soberania nacional e do fortalecimento da democracia.
O movimento nasceu da articulação entre cidadãos, organizações, movimentos sociais, sindicatos, grupos estudantis e culturais diante do que classificam como “ameaças internas e externas” ao país. Um dos pontos de contestação destacados durante o ato foi o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos.
A mobilização desta sexta-feira foi definida em reunião realizada na sede da OAB-PR, na noite da última segunda-feira (18), que reuniu lideranças de diferentes setores da sociedade civil em torno da formação de uma frente ampla. “Foi um encontro em que prevaleceu a defesa intransigente da democracia e da soberania nacional. Não há espaço para negociação quando esses valores estão em jogo. Por isso, lideranças de diversas áreas e até com visões distintas de sociedade se uniram nesta luta”, destacou Márcio Kieller, presidente da CUT Paraná, presente aos debates.
Foram inúmeras falas de representantes de entidades, movimentos, partidos, sindicatos que afirmaram a importância da união pelo fortalecimento do país. A presidente do Sindicato dos Bancários do Paraná, Cristiane Zacarias, destacou que defender a soberania do país é defender os trabalhadores. “Estamos há muitos anos lutando pela soberania do nosso país. Nós defendemos a soberania do país quando defendemos os trabalhadores, quando colocamos comida na mesa dos trabalhadores e quando defendemos os bancos públicos que são responsáveis pelo desenvolvimento do país,” disse.
A UFPR é uma das apoiadoras da iniciativa e o ato também contou com a presença do reitor Marcos Sunye e a vice-reitora Camila Fachin que reiteraram que a universidade estará sempre à frente da luta por soberania, pela universidade pública, gratuita e de qualidade. No início do mês, em 12 de agosto, o Setor de Ciências Jurídicas da instituição sediou um ato em que manifestou adesão à Carta em Defesa da Soberania Nacional.
Caminhada pelo Centro
Após a concentração em frente ao Prédio Histórico, os participantes seguiram em caminhada até a Praça Osório, no Centro de Curitiba, como forma simbólica de levar as pautas do movimento para além do espaço acadêmico.
Com a adesão já confirmada de dezenas de entidades de diferentes áreas, os organizadores afirmam que o Meu Brasil, brasileiro seguirá promovendo debates e mobilizações em defesa da soberania e da democracia brasileira.