O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) recebeu alta na noite desta sexta-feira (29), dois dias após passar por uma cirurgia para colocação de marcapasso no Hospital Niterói D’Or, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele seguirá com cuidados pós-operatórios em casa.
Suplicy, de 84 anos, participava de um evento sobre a renda básica universal em Maricá, cidade vizinha a Niterói, quando sentiu um mal-estar na terça-feira (26). Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, onde recebeu pronto atendimento e foi identificada uma arritmia.
O parlamentar foi, então, levado ao Niterói D’Or para a cirurgia de colocação do marcapasso, que aconteceu no dia seguinte. Durante todo o processo, esteve lúcido e estável, e chegou a participar do evento sobre renda básica remotamente.
O procedimento cirúrgico correu bem, conforme relato da equipe médica. O próprio Suplicy fez questão de tranquilizar os seguidores, em posts nas redes sociais. “O procedimento foi rápido e pouco invasivo”, destacou.
“Agradeço a todos os que me atenderam e cuidaram de mim, especialmente ao cardiologista Rafael Augusto Lethier Rangel, que fez o meu implante e me transmitiu todas as informações sobre esse procedimento que está me dando muita energia e bem-estar”, completou.
Em 2024, o parlamentar anunciou que estava em tratamento de um câncer linfático. Em novembro, anunciou que a doença entrou em remissão e, assim, ele retomou a atuação política.
Um dos fundadores do PT, Suplicy foi vereador, deputado federal e senador por três mandatos. Nos últimos anos, fez do projeto da renda básica de cidadania um lema de sua atuação política.