Como ficarão as músicas referenciais do cancioneiro tradicionalista na voz de uma mulher trans e negra? É o que vamos saber neste dia 5 de setembro quando, acompanhada de uma grande banda só com mulheres, Valéria Barcellos subir ao palco do teatro Simões Lopes Neto, em Porto Alegre.
A proposta do espetáculo Missioneira é conduzir as canções do Sul – comumente relacionadas com um ambiente bastante conservador – a um espaço de inclusão e diversidade. Natural de Santo Ângelo, hoje seguindo carreira em São Paulo, Valéria descreve a iniciativa como uma defesa do pertencimento de negros e mulheres ao ambiente da cultura gaúcha, muitas vezes refratário a essa presença.
No mês em que o Rio Grande festeja mais um aniversário da Revolução dos Farrapos, sua intenção é falar da negritude pelo olhar dos Lanceiros Negros, vítimas da Traição de Porongos.
Nossa entrevistada nesta edição também trata da “mulheridade”, tema sensível dentro e fora dos círculos tradicionalistas. E conta do movimento MPBTrans que ajudou a fundar.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Joseph Aresço
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda