O Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, será o ponto de encontro de MCs, DJs, artistas e público paraibano no Festival Duelo de MCs Estadual – 10 anos de resistência. O evento, que ocorre nesta sexta-feira (5) e sábado (6), a partir das 16h20, é hoje uma das maiores referências do hip-hop no estado, fortalecendo a cultura de rua e o freestyle. A entrada é gratuita com retirada de ingressos antecipadamente pela plataforma Sympla.
A programação do festival reúne MCs de 11 cidades paraibanas, jurados convidados de diversas regiões do país, DJs, artistas e um público que há uma década acompanha a construção dessa rede de arte e resistência. Durante dois dias, o festival promove batalhas de rima, apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa, acolhimento e espaços de convivência, além de garantir alojamento gratuito para visitantes de outras cidades.
De acordo com a organização do evento, o duelo estadual é reconhecido por conectar o movimento hip-hop de diversas quebradas e interiores, com protagonismo da juventude negra e periférica.
No evento, o público vai imergir no mundo do hip-hop, com a batalha final estadual, que coloca frente a frente 16 MCs classificados nas seletivas regionais. A programação também traz shows de artistas como Bione, Dant e MC Hirlla, batalhas de tag e slam, feirinhas, e uma ball feita em parceria com a Casa das Benvenutty. Também haverá atendimento psicológico gratuito e espaço de escuta; além de oficinas e roda de conversa sobre hip-hop, produção cultural e saúde mental.
Uma rede viva que vem das ruas
As classificatórias, realizadas em cidades como Rio Tinto, Guarabira, Cuité, Monteiro, Campina Grande, Cajazeiras e Patos, mobilizaram a cena hip-hop local e definiram os 16 finalistas do duelo estadual. Garantindo, assim, a diversidade de estilos e narrativas trazidas pelos MCs de diferentes territórios, conforme afirma a organização do evento, em nota.
História
O Duelo de MCs Estadual foi criado em 2016 em praças de João Pessoa, surgindo como uma ação coletiva de resistência, arte e mobilização da juventude negra e periférica. Ao longo da última década, consolidou-se como uma referência na cena nacional e um espaço de formação cultural, de visibilidade e fortalecimento cultural.
Programação completa
Sexta-feira (5 de setembro)
Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa
16h20 – Roda de conversa “10 anos do Duelo de MC’ s Estadual PB” com Magrin, Clow e Kit Kat
17h30 – Batalha de Tag com o coletivo Nós por Nós
19h – DJ SET – DJ Kamet
20h -No Beat Ball com a Casa das Benvenutty
21h – Pocket show – Dant
21h30 – Pocket show – MC Hirlla
16h30 – 21h – Feirinha DME com Mazeled Store, Under Style, Vulcão, Gold Custom, Lab Nave, Maria Juana Art Crochê, Afrestalina, KN Pratas, Fase Bomb, Arte Drinks, AMIÚDE Store, Phiorella Coral, Doce Mania, Cozinha Floresta, Acarajé da Perón, Flor de Serra, Tabacaria Good Vibes e Jampeize Streetwear.
Sábado (6 de setembro)
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego
9h às 22h – Feirinha DME com Mazeled Store, Under Style, Vulcão, Gold Custom, Lab Nave, Maria Juana Art Crochê, Afrestalina, KN Pratas, Fase Bomb, Arte Drinks, AMIÚDE Store, Phiorella Coral, Doce Mania, Cozinha Floresta, Acarajé da Perón, Flor de Serra, Tabacaria Good Vibes e Jampeize Streetwear
Sala 03 – Espaço Cultural José Lins do Rego
09h – Oficina: Construindo seu portfólio artístico com Josemberg Pereira
10h30 – Roda de conversa: Saúde mental no hip hop com Maga e Lilith
18h às 22h – Plantão psicológico com Dalva Lira
Local: Teatro de Arena – Espaço Cultural José Lins do Rego
14h – Apresentação de Break Looney Tunes
15h – Slam DME com DJ Isa Queiroz
17h – Pocket show – Bione
19h – Final do Duelo de MCs Estadual
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)