A política de gratuidade no transporte público adotada por diversas cidades motivou o presidente Lula (PT) a pedir estudos sobre a viabilidade da tarifa zero nos ônibus de todo país. A ideia inicial seria instituir a gratuidade ou uma tarifa simbólica aos domingos e feriados para estimular o direito ao lazer das famílias.
O cálculo do subsídio foi solicitado para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião ministerial na última terça-feira (26). O presidente teria reconhecido as dificuldades orçamentárias para implementação da proposta, mas afirmou que não sossegaria enquanto não visse o custo na ponta do lápis.
Para a idealizadora do movimento Tarifa Zero RJ, Mallu Côrtes, o entusiasmo do presidente aponta que o transporte pode deixar de ser uma barreira na garantia de direitos. “Me emocionei! Muitas vezes nos chamaram de malucos por acreditar em um futuro possível sem catracas, e agora o próprio presidente da República está debatendo sobre isso”, disse ao Brasil de Fato.
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“O avanço da Tarifa Zero em todo o Brasil mostra o que a gente vem dizendo há muito tempo: ela é a resposta ao colapso do transporte público. A pergunta já não é mais como, e sim quando. É garantia de acesso a direitos básicos, sem que o transporte seja uma barreira. A gratuidade nos fins de semana é um começo importante para ampliar o acesso ao lazer e ao bem viver”, completa Cortês.
Segundo a ativista pela mobilidade urbana, o presidente nacional do PT Edinho Silva também levou o debate sobre tarifa zero para Lula. O ex-prefeito de Araraquara (SP) participou da posse da nova direção do partido no Rio de Janeiro.
Tarifa Zero avança no país
Na reunião ministerial, Lula mencionou a experiência de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde a gratuidade abrange ônibus, vans e bicicletas. O programa é referência em mobilidade urbana e foi implantado pela prefeitura da cidade há mais de dez anos.
Com a gratuidade, as famílias maricaenses economizam cerca de 20% da renda mensal, segundo a Empresa Pública de Transporte (EPT). Os ônibus “vermelhinhos” passaram a atender todos os bairros em 2021. O sistema transportou 39,3 milhões de passageiros em 2024, um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior.
Mais de 154 cidades brasileiras adotam a tarifa zero de forma universal ou parcial, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançado este ano. Do total, 73% implementaram o programa a partir de 2020.
A pesquisa mostra que entre 2021 e maio de 2025 houve um aumento de 113 cidades na lista. Os demais casos de tarifa zero foram iniciados em um período de três décadas, entre 1992 e 2020. Em relação à abrangência, em 17 cidades a política opera em dias específicos, sempre nos fins de semana, alguns casos também nos feriados.