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Mobilidade

‘Resposta ao colapso do transporte público’, proposta de tarifa zero nos ônibus motiva Lula (PT) a pedir estudo

Presidente demostrou entusiasmo com a ideia de gratuidade ou tarifa simbólica aos domingos

01.set.2025 às 08h36
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Ônibus público "vermelhinho" circula com tarifa zero em Maricá, Rio de Janeiro

Ônibus público "vermelhinho" circula com tarifa zero em Maricá, Rio de Janeiro - Divulgação/EPT

A política de gratuidade no transporte público adotada por diversas cidades motivou o presidente Lula (PT) a pedir estudos sobre a viabilidade da tarifa zero nos ônibus de todo país. A ideia inicial seria instituir a gratuidade ou uma tarifa simbólica aos domingos e feriados para estimular o direito ao lazer das famílias. 

O cálculo do subsídio foi solicitado para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião ministerial na última terça-feira (26). O presidente teria reconhecido as dificuldades orçamentárias para implementação da proposta, mas afirmou que não sossegaria enquanto não visse o custo na ponta do lápis. 

Para a idealizadora do movimento Tarifa Zero RJ, Mallu Côrtes, o entusiasmo do presidente aponta que o transporte pode deixar de ser uma barreira na garantia de direitos. “Me emocionei! Muitas vezes nos chamaram de malucos por acreditar em um futuro possível sem catracas, e agora o próprio presidente da República está debatendo sobre isso”, disse ao Brasil de Fato.

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“O avanço da Tarifa Zero em todo o Brasil mostra o que a gente vem dizendo há muito tempo: ela é a resposta ao colapso do transporte público. A pergunta já não é mais como, e sim quando. É garantia de acesso a direitos básicos, sem que o transporte seja uma barreira. A gratuidade nos fins de semana é um começo importante para ampliar o acesso ao lazer e ao bem viver”, completa Cortês.

Segundo a ativista pela mobilidade urbana, o presidente nacional do PT Edinho Silva também levou o debate sobre tarifa zero para Lula. O ex-prefeito de Araraquara (SP) participou da posse da nova direção do partido no Rio de Janeiro.

Tarifa Zero avança no país

Na reunião ministerial, Lula mencionou a experiência de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde a gratuidade abrange ônibus, vans e bicicletas. O programa é referência em mobilidade urbana e foi implantado pela prefeitura da cidade há mais de dez anos. 

Com a gratuidade, as famílias maricaenses economizam cerca de 20% da renda mensal, segundo a Empresa Pública de Transporte (EPT). Os ônibus “vermelhinhos” passaram a atender todos os bairros em 2021. O sistema transportou 39,3 milhões de passageiros em 2024, um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior.

Mais de 154 cidades brasileiras adotam a tarifa zero de forma universal ou parcial, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançado este ano. Do total, 73% implementaram o programa a partir de 2020.

A pesquisa mostra que entre 2021 e maio de 2025 houve um aumento de 113 cidades na lista. Os demais casos de tarifa zero foram iniciados em um período de três décadas, entre 1992 e 2020. Em relação à abrangência, em 17 cidades a política opera em dias específicos, sempre nos fins de semana, alguns casos também nos feriados.

Editado por: Clivia Mesquita
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