Um ato para ficar na história! Realizamos na última segunda-feira (17), no Clube de Engenharia, o Ato em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia. A resposta da sociedade civil organizada foi forte e eloquente. Foi uma demonstração de que com unidade e firmeza de propósitos é possivel avançar.
Quase duzentas entidades de vários segmentos sociais se envolveram no ato. Os partidos, do PSTU ao Cidadania, estiveram presentes ou através de parlamentares ou de sua representação formal.
O Hino Nacional, e depois o Hino da Independência, ecoaram pelas paredes e corredores do Clube de Engenharia carregados de emoção e coragem na defesa do Brasil e do nosso povo.
Discursos se sucediam e palavras como democracia, luta, soberania, unidade, desenvolvimento sustentável foram ditas de todas as formas na proporção direta dos aplausos e brados de entusiasmo da plateia.
Uma noite memorável! Os três auditórios do Clube de Engenharia foram pequenos pra tanta gente.
A qualidade da representação política e social transbordou por todos os lados e foi a razão desta noite de pura emoção, de energia positiva na certeza de que unidos somos fortes, e por isso mesmo, sairemos desta agressão trumpista com altivez e coragem!
Outros atos e manifestação virão, mas esse primeiro de setembro já esta inscrito na história de lutas do nosso povo por democracia e justiça social de forma indelével!
À todos e todas que lá estiveram presentes, que acompanharam pelas redes, que torceram e se irmanaram na emoção e energia de ontem um grande e poderoso abraço e a certeza que estamos do lado certo.
Soberania e democracia para nos desenvolvermos de forma sustentável e inclusiva! O Brasil é dos Brasileiros! Até sete de setembro na Presidente Vargas com Uruguaiana, no Grito dos Excluídos e Excluídas!
*Julio Villas Boas é diretor do Clube de Engenharia.
**Este é um artigo de opinião e não representa necessariamente a linha editorial do Brasil do Fato.