O coletivo curitibano Marmitas na Terra comemora cinco anos de atividades com o Festival Comida no Prato, no próximo sábado (6), das 9:00 às 21:00, na Praça João Cândido, no centro de Curitiba(PR). O evento celebra a trajetória do grupo, que atua no combate à fome e na conscientização sobre o acesso a alimentos saudáveis. A programação é gratuita e aberta ao público.
Com diversas atividades, a programação acontece ao longo do dia e é dedicada a interessados em conhecer a atuação do Coletivo Marmitas da Terra. Podem participar moradores de Curitiba e Região, de comunidades urbanas ou rurais.
As ações são desenvolvidas pelas mesmas mãos solidárias que participam do projeto. Para resgatar a história do coletivo, trazendo retratos de momentos marcantes, o evento conta com comida boa, cuidado e atrações culturais com Garibaldis e Sacis, Janine Mathias, Wes Ventura, Sindicatis, Cia Mirabólica, Raissa Fayet, Rubia Divino, Bloco Afro Pretinhosidade e DJ Mitai.
Além da programação cultural, haverá bolo em comemoração aos 5 anos Marmitas da Terra, feira da economia solidária, exposição fotográfica, espaço da ciranda (teatro, massinha, oficina de grafite indígenas, brinquedos e jogos lúdicos para a criançada) e espaço da saúde (com dicas de cuidados e local para relaxar).
A comida, elemento central da trajetória do coletivo, não podia ficar de fora. Para o almoço, as opções são feijoada tradicional e vegana, que podem ser compradas antecipadamente (mais informações), além de caldinho e outras delícias.
O evento é organizado pela Associação Marmitas da Terra, MST, Mãos Solidárias e o Patuscada, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
Conheça o coletivo Marmitas da Terra
Marmitas da Terra é uma iniciativa que defende o direito à alimentação saudável e o combate à fome a partir da produção de alimentos agroecológicos, trabalhando conceitos de reforma agrária popular. A ação Marmitas da Terra fez parte da campanha permanente de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná. O combate à fome veio por meio da solidariedade em diversas ações, seja doando comida sem veneno, criando hortas coletivas (em espaços do MST, bairros e ocupações na cidade), ou incentivando a criação de cozinhas e padarias comunitárias em ocupações urbanas de Curitiba e região metropolitana.

Nestes 5 anos, a iniciativa já produziu e entregou mais de 185 mil marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária Popular para pessoas em situação de vulnerabilidade social: em situação de rua, famílias e trabalhadoras e trabalhadores de ocupações urbanas em Curitiba e região metropolitana (RM).

A atividade, que começou na pandemia, representa a realização de uma estratégia alimentar essencial que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social por conta do contexto político, econômico, social e pandêmico. Com o passar do tempo, o trabalho foi se aprofundando, até envolver a criação de hortas e cozinhas comunitárias.
Curitiba e Lapa
O projeto já criou duas hortas comunitárias solidárias, uma no Assentamento Contestado, na Lapa, que funciona como área de produção de alimentos e formação pedagógica para pessoas urbanas. A outra horta implantada é na Vila 29 de Janeiro, no bairro Uberaba, que conta com militantes da iniciativa para manter e organizar o espaço com os moradores locais.

O coletivo também atua fortemente com educação popular em diversas comunidades urbanas, com aulas para crianças e adolescentes, EJA e reforço escolar. Atualmente são 07 cozinhas comunitárias que recebem nossos alimentos, em Curitiba e região metropolitana. Em 2024 a Associação passou a integrar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
Hoje, o coletivo atua em núcleos de trabalho de atuação em comunidades urbanas. Os núcleos são: Infraestrutura, Cultura, Educação Popular, Saúde, Comunicação, Formação, Direitos Humanos e Relações Institucionais.
Serviço
Festival Comida no Prato – 5 anos do Marmitas na Terra
- Data: Sábado, 6 de setembro
- Horário: das 9h às 21h
- Local: Praça João Cândido, Centro de Curitiba
- Entrada: Gratuita
